aquarela

Estilo aquarela: tattoos com traços fluidos

O estilo de tatuagem aquarela tem conquistado os brasileiros. Ele surgiu por volta do ano de 2011, mas ainda hoje tem se mantido como o queridinho dentre as pessoas que procuram os estúdios de tatuagem. Também conhecido como “Watercolor”, ele busca imitar com as agulhas de tattoo o mesmo que os pintores fazem em aquarela.

A técnica utilizada para esse estilo de tatuagem busca deixar os desenhos com aspecto semelhante aos traços fluidos das tintas aquosas, com o efeito de delicados borrões. Sua técnica é de preenchimento, o que significa que é feita a pintura do desenho, que é feito com traços únicos, além do uso de efeitos de respingos, manchas leves e fusões de cores.

 

Estilo

As características desse estilo de tatuagem são bem definidas. As cores são vibrantes e os traços suaves, dando uma sensação de movimento e fluidez ao desenho. Além disso, é muito comum o uso de efeitos de respingos e transição de cores. Porém, há também aquarelas em tons de preto.

As tatuagens nesse estilo são bastante vistosas, principalmente pela maneira como as cores são expostas na pele, assemelhando-se às pinceladas em aquarela que acontecem na pintura. Por isso, algumas vezes o que parece uma simples mancha, na verdade é o resultado de um trabalho minucioso do tatuador. O resultado estético é impressionante e este estilo vem se tornando uma verdadeira obra de arte na pele.

Uma das dificuldades desse estilo é a pintura das manchas e da fusão de cores. As técnicas são feitas na hora, sem qualquer possibilidade de decalque, uma vez que o objetivo é que o resultado fique o mais real possível.

 

Inspire-se

Você pode adotar as tatuagens aquarela em seu corpo de diferentes maneiras. Aqui em nosso blog nós separamos alguns exemplos que vão ficar muito charmosos em seu corpo.

  1. Geométrica

As tattoos geométricas casam com o estilo aquarela devido ao contraste entre o traço e o preenchimento. Assim, você tem como resultado um desenho que transmite uma sensação de equilíbrio.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Dream ink color (@dreaminkcolortattoos) em

  1. Animais selvagens

Desenhos de animais selvagens ficam ainda mais chamativos com o efeito de contraste, que busca destacar a tattoo e atingir um equilíbrio no resultado final. Animais selvagens como leões e elefantes ficam perfeitos com o preenchimento em aquarela, com um resultado entre a cor e a sutileza. Uma boa ideia é não optar por um contorno tradicional, mas deixar as pinceladas com a função de delimitar o desenho. Você pode optar por cores mais intensas ou fracas, a depender de como deseja o resultado final.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Shimizu Tattoo Artist (@fernandoshimizu) em

  1. Música

Movimento e leveza são características presentes tanto no tema quanto no estilo do preenchimento das tatuagens relacionadas à música. Assim, elas também são ideais para serem feitas adotando o estilo aquarela.  

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Shimizu Tattoo Artist (@fernandoshimizu) em

  1. Flores

As tattoos de flores casam perfeitamente com a técnica aquarela. Ela pode ser utilizada se você deseja um efeito delicado nas flores, mas também quando a intenção é fazer um aquarelado com cores fortes. Então, o uso de cores pastéis é ideal para um efeito mais delicado, enquanto cores mais fortes resultam em um efeito mais marcante.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Shimizu Tattoo Artist (@fernandoshimizu) em

  1. Desenhos abstratos

Além dos desenhos de elementos naturais, uma forma muito bacana de utilizar essa técnica é optando por desenhos abstratos, que podem fazer da sua pele um quadro real. Você pode utilizar o contorno tradicional ou optar pelos efeitos das pinceladas como contorno do desenho. O escorrido da tinta vai resultar em um estilo ainda mais diferente para a sua tattoo. Quando o contorno é feito de maneira tradicional, você acrescenta pinceladas e manchas de tinta com as agulhas e vai deixar o seu desenho com o efeito aquarelado.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Louie Carrisalez (@louiecucuey) em

  1. Tatuagens escritas

Essa é outra maneira muito legal de utilizar o estilo aquarelado na pele. Você pode escolher um trecho de música, uma frase preferida ou o nome de alguém. O tatuador pode criar efeitos de pingos de tinta durante a aplicação da tatuagem na pele do cliente. Outra ideia é fazer a tatuagem já utilizando a técnica da aquarela, mesmo no momento da escrita do nome ou frase na pele.  

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Saurabh.Pardeshi (@sabby.aka.saurabh.pardeshi) em

Controvérsia: desbota ou não?

Como o estilo ainda é relativamente novo, há ainda uma grande controvérsia em torno da tatuagem em aquarela. Será que as tatuagens nesse estilo desbotam? Alguns tatuadores alegam que as cores vão sumindo e perdendo seu charme original depois de um certo tempo.

Por outro lado, os especialistas em Watercolor defendem que isso ocorre apenas quando a tinta é erroneamente diluída em água e que a técnica pode ser aplicada de outras maneiras, sem que a tinta seja misturada. Eles defendem que o tatuador deve usar variados tons de tinta para atingir o efeito da “tinta aguada”.

O que acontece é que, independente do estilo, a tatuagem perde um pouco de sua pigmentação normal com o passar do tempo. Isso pode ser agravado a depender do local ou clima onde a pessoa vive, assim como exposição frequente ao sol.

Essa é uma controvérsia que precisará de mais tempo até que possamos observar o envelhecimento desse tipo de tatuagem e fazer uma avaliação adequada da evolução dela e de sua cicatrização na pele. Porém já é possível perceber em desenhos feitos há cinco ou seis anos que não há uma perda dos efeitos das tattoos aquareladas quando são usadas as técnicas corretas. Por isso, o ideal é sempre recorrer a um profissional qualificado.

 

Deixe sua Pergunta ou Comentário: