shimizu canal Mundo Tattoo

Fernando Shimizu lança novo canal no YouTube

“Shimizu significa água pura, nascente, começo”. É assim, de forma quase poética, que o tatuador Fernando Shimizu inicia o vídeo de apresentação no seu novo canal no YouTube, o Mundo Tattoo, criado no mês de outubro. Se você ainda não conhece, vale a pena passar por lá. A proposta do canal é dar dicas e contar tudo que acontece no universo da tatuagem.

A forma emocionada que essa fera da tattoo encontrou para se apresentar no primeiro vídeo do canal é um cartão de visitas perfeito para o trabalho incrível que ele faz. Na verdade, o vídeo de estreia é uma grande homenagem ao pai, Nelson, dono do apelido original que hoje batiza tanto o tatuador quanto seu estúdio.

“Ele é o verdadeiro Shimizão”, disse Fernando, em outra postagem, desta vez para o site do seu estúdio (www.shimizuart.com). Fácil de entender. A história dos dois se mistura desde o início, para muito além do simples parentesco – o Shimizu pai foi o maior incentivador da carreira do filho.

Veja só o que Fernando conta: “Direto ele estava na minha escola, na sala da diretora, tentando salvar o pescoço do moleque que desenhava em tudo: na parede, na carteira, na rapaziada. A caneta era a minha bola. Sempre foi. Quando eu tinha 17 anos, o Corinthians ganhou o Brasileiro. Meu pai chegou e falou assim: ‘Filho, vem cá, desenhe um gavião em mim’. Quando eu acabei, ele falou: ‘Agora tatua de verdade’”.

 

Emoção à flor da pele

O apoio de Nelson foi o começo de tudo, em Pirituba, bairro da zona norte de São Paulo, onde a família vivia. Com este suporte, Fernando Shimizu iniciou sua bem sucedida carreira de tatuador. “Quando você começa lá de baixo, o caminho é longo. Para mim, foram 23 anos, muitas noites sem dormir, muitos dias sem comer, estudando, praticando, aperfeiçoando. Mas quando eu ouvia esse barulho (da máquina de tatuar), eu ia para outro mundo. O meu mundo”, descreve ele, no vídeo do Mundo Tattoo.

A emoção move os passos de Shimizu, na vida pessoal e profissional, desde a adolescência, quando usava canetas para desenhar a pele dos amigos de escola. Na parede do Shimizu Tattoo Studio, criado em 2000 e batizado em homenagem a Nelson, àquela altura falecido, está exposta na parede a primeira máquina de tatuagem, um presente ‘de segunda mão’ dado pelo pai. O primeiro trabalho com ela foi feito em 1995, em um homem que encontrou na rua e topou ser sua ‘cobaia’.

Cinco anos depois, com muito estudo e aperfeiçoamento no currículo, nasceu o sonhado estúdio. É lá que Shimizu faz quase tudo, da estrelinha ao realismo mais complexo. Os trabalhos que mais o atraem são o preto e cinza, retratos e o realismo colorido.  Agora, atenção: “Não tatuo demônios. Coisas macabras assim eu não tenho interesse nenhum, por opção minha mesmo. Mas eu faço de tudo que o cliente quiser, desde que esteja dentro dos meus princípios como artista”. Recado dado.

 

Coragem e disciplina

Para o tatuador paulistano, Shumizu é um nome “legal e forte”. Batiza uma cidade do Japão e, segundo ele, o significado mais próximo é “nova nascente”, o que sugere uma “energia positiva”. Inicialmente, o nome foi adotado para o estúdio, em homenagem ao pai Nelson, seu primeiro e mais importante mentor. Mas, com o tempo, passou a ser de Fernando também. Tal pai, tal filho.

O tatuador incorporou não apenas o apelido, mas uma preciosa lição paterna: “De tudo que meu pai me ensinou, tem duas palavras que mais me marcaram. A primeira é coragem, para sonhar o mais alto possível. E a segunda é disciplina, porque sem ela, você não chega lá. Hoje, eu tenho meu estúdio, o Shimizu Tattoo. Shimizu era meu pai, Shimizu sou eu. Shimizu, para mim, é o começo de tudo. Da tatuagem, da minha carreira, da minha vida”.

Quer conhecer mais dessa história emocionante? Lá no Mundo Tattoo, Fernando Shimizu vai te deixar por dentro de tudo em relação a sua vida e seus gostos profissionais. Sem contar com as dicas ótimas sobre tatuagem. Quer coisa melhor para os amantes das tattoos? Corra lá e se inscreva!

 

Deixe sua Pergunta ou Comentário: