maquina_tatuagem2

Máquina de tatuagem: conheça os tipos e faça a escolha certa


Warning: unlink(/home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/includes/storages/cache/wpobjc/dtwpoc__04_ec1880ae.cache): No such file or directory in /home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/Service/PepVN_Cache.php on line 747

Warning: unlink(/home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/includes/storages/cache/db/dtdb__bf_6e8c5b28.cache): No such file or directory in /home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/Service/PepVN_Cache.php on line 747

Warning: unlink(/home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/includes/storages/cache/wpobjc/dtwpoc__04_11cfcf9d.cache): No such file or directory in /home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/Service/PepVN_Cache.php on line 747

Warning: unlink(/home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/includes/storages/cache/db/dtdb__bf_1dc118de.cache): No such file or directory in /home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/Service/PepVN_Cache.php on line 747

Há uma dúvida que atormenta a maioria dos tatuadores iniciantes: que máquina de tatuagem comprar? Com uma diversidade de opções e modelos disponíveis no mercado, escolher o ideal para o trabalho pode parecer assustador no primeiro momento.

A verdade é que não há resposta certa. Isso varia de tatuador para tatuador, e é necessário muito treino com cada máquina para que você descubra qual a melhor para a sua atividade. Há quem consiga fazer tudo com um único tipo de máquina e outros que apostam em modelos diferentes a depender da arte a ser feita.

Neste artigo, vamos esclarecer suas dúvidas sobre esse importante equipamento de trabalho. Boa leitura e mande ver na escolha da sua máquina!

 

Um pouco de história

Foi Samuel O’Reilly o responsável pelo surgimento da primeira máquina de tatuar. Ele se baseou em uma impressora autográfica para fazer a invenção. Em 1891, O’Reilly conseguiu aperfeiçoar o mecanismo elétrico com bobinas e uma agulha, que era capaz de fazer um desenho permanente na pele.

Máquina de tatuagem: conheça os tipos e faça a escolha certa - Tudo Sobre Tatuagem

Foto realizada no estúdio @tocinhotattoo

A impressora elétrica tinha sido desenvolvida em 1875, por Thomas Edison, mas com uma finalidade muito diferente da tatuagem: copiar documentos. Após ter contato com a impressora, O’Reilly adicionou uma agulha especial ao equipamento. Com isso, surgia a primeira máquina de tatuar. A invenção foi revolucionária na época, sendo muito mais ágil do que as técnicas manuais e oferecendo maior precisão aos desenhos.

 

Grande variedade de máquinas

De O’Reilly até os dias atuais, a máquina passou por muitas evoluções, até chegar ao equipamento de tatuagem moderno. Atualmente, eles são mais leves, precisos e potentes. Funcionalidades como regular a velocidade de movimento da agulha e a profundidade de penetração na pele foram incorporadas à máquina, adicionando ainda mais eficiência. Conheça alguns tipos de equipamentos à disposição.

Máquina de tatuagem rotativa: Este modelo é o mais conhecido e utilizado no mundo. O resultado da arte é bastante confiável e o seu preço bem acessível. Além disso, apresenta um funcionamento bem simples: um motor elétrico é acoplado à haste da agulha e o giro do motor faz com que a agulha penetre na pele.

Máquina de tatuagem de bobina: Este modelo é um pouco mais moderno do que o anterior. O tipo mais conhecido é o que possui duas bobinas e um chassi de metal. O movimento acontece graças à bobina eletromagnética, que faz a haste da agulha se movimentar para cima e para baixo, injetando o pigmento na pele.

Máquina de tatuagem pneumática: É considerado o modelo mais moderno atualmente por permitir a esterilização completa, o que o torna bastante seguro contra infecções por fluídos. Funciona por meio de um compressor de ar que movimenta a haste da agulha.

 

E se for para usos diferentes?

Máquina de tatuagem: conheça os tipos e faça a escolha certa - Tudo Sobre Tatuagem

Foto realizada no estúdio @tocinhotattoo

Sombreamento? Contorno? A depender do uso que você for fazer da máquina de tatuagem, existe um modelo que é ideal para cada aplicação. Separamos algumas informações que podem te ajudar no momento da escolha:

Máquina de contorno (liner): É utilizada para contornar os desenhos, produzindo linhas firmes. Ela demarca o contorno, que posteriormente será preenchido com pintura e outros detalhes.

Máquina de sombreamento e pintura (shader): Ideal para sombreamento e pinturas sólidas. Também pode ser usada para dar profundidade aos desenhos e fazer os detalhes mais finos da arte.

Máquina híbrida: Está máquina pode ser utilizada para ambas as funções, sendo necessária uma regulagem específica para objetivo.  

 

Fique de olho nos critérios

Uma vez decidido o modelo, há alguns critérios que devem ser considerados no momento da escolha. Um deles é o tamanho da máquina de tatuagem. Isto porque um tatuador pode passar até horas na confecção de sua arte e precisa de um equipamento de tamanho confortável e com um peso que lhe permita trabalhar o tempo necessário.

A resistência e a qualidade dos materiais são outros critérios a se considerar antes de efetuar a compra. Os materiais dos equipamentos de tatuagem precisam facilitar a condução elétrica (para as máquinas de bobina) e a estabilidade e a potência (para as máquinas rotativas).

Máquina de tatuagem: conheça os tipos e faça a escolha certa - Tudo Sobre Tatuagem

Foto realizada no estúdio @tocinhotattoo

Examine o equipamento a ser comprado com bastante cuidado, garantindo que não haja qualquer componente danificado. Caso deseje efetuar uma compra online, encontre um fornecedor de confiança, que garanta a entrega no prazo e a chegada do produto em bom estado, além de passar informações completas sobre o produto adquirido.

Agora que você já conhece os tipos de máquina de tatuagem disponíveis e as indicações de uso de cada uma, certamente está mais seguro sobre qual modelo adquirir. Então, boa compra e até o próximo artigo.


Warning: unlink(/home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/includes/storages/cache/db/dtdb__bf_32f9ad6e.cache): No such file or directory in /home/storage/9/4f/5a/tudosobretatuagem/public_html/wp-content/plugins/wp-optimize-by-xtraffic/Application/Service/PepVN_Cache.php on line 747
One thought on “Máquina de tatuagem: conheça os tipos e faça a escolha certa”
  1. Caio Escolarique - Responder

    Muito obrigado, este artigo foi de grande ajuda! Vocês poderiam escrever a respeito de cada modelo mais detalhadamente, em artigos separados eu digo, pra especificar mais por exemplo da condução elétrica, estabilidade e potência que cada uma necessita de suas respectivas fontes…

Deixe sua Pergunta ou Comentário: