witch-hazel4

Uso do witch hazel durante a tatuagem ajuda a proteger a pele

Também conhecida como witch hazel ou hamamelia, a hamamélis é uma planta medicinal que possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e ação anti-hemorrágica. Ela é muito utilizada para limpeza de pele, hematomas e inflamações. Um de seus usos também é durante a realização de tatuagens, justamente pelas suas características.

O produto feito com o extrato da witch hazel faz a limpeza e higienização da tatuagem. A sua função é cuidar da pele tatuada durante o procedimento da tatuagem. O produto para tatuagem com base na hamamélis é usado para o tratamento de lesões superficiais da pele, como é o caso da tatuagem.

Uso do witch hazel durante a tatuagem ajuda a proteger a pele - Tudo Sobre Tatuagem

Ampla ação

O hamamélis é formado por grandes quantidades de taninos, que apresentam efeitos adstringentes, secantes e cicatrizantes. Como consequência, ele causa o estreitamento das proteínas da pele e da das superfícies de abrasões, que resulta em uma cobertura protetora capaz de aumentar a resistência da pele contra inflamações.

O produto que possui ação adstringente é aquele que contrai os tecidos e vasos sanguíneos, causando uma diminuição das secreções das mucosas, além de recobrir os tecidos orgânicos, formando uma camada protetora.

 

Uso na tatuagem

O witch hazel é um produto que deve ser usado durante o procedimento da tatuagem. Quer saber o porquê? Ele deve ser usado no decorrer da tatuagem, quantas vezes o tatuador achar necessário, porque tem ação anti-inflamatória e acalma a pele para receber o desenho.

No mercado, é possível encontrar o witch hazel de várias marcas. O Grupo Amazon, por exemplo, tem o Witch Razel, que possui como diferenciais a aloe vera e outros ativos 100% naturais em sua composição, além de ser dermatologicamente testado.

A intenção do produto é servir como uma ajuda a mais no momento da aplicação da pigmentação. Ele tem como finalidade estancar o plasma sanguíneo, além de acalmar, suavizar e tirar a vermelhidão e o inchaço da pele ferida.

Ele também refresca naturalmente e alivia a ardência. Como já possui uma ação antibacteriana, o witch hazel deve ser diluído com água no borrifador, de acordo com as instruções no rótulo do produto.

Uso do witch hazel durante a tatuagem ajuda a proteger a pele - Tudo Sobre Tatuagem

 

Riscos da tatuagem

Um bom profissional sabe que o procedimento da tatuagem necessita de equipamentos estéreis, como as agulhas. O tatuador também deve estar o tempo inteiro usando luvas, que precisam ser novas e descartáveis.

O ambiente também deve estar limpo, conter recipientes próprios para acolher os utensílios e agulhas. O espaço precisa comportar um local apropriado para desinfecção, com água fria e quente.

Nos casos em que esses itens não sejam observados, o cliente fica sujeito a correr alguns riscos à saúde. Vale lembrar que, mesmo possuindo ação antibacteriana e anti-inflamatórias, o witch hazel não substitui os cuidados necessários com os utensílios (agulhas, tintas) e a necessidade de higienização do local.

2 thoughts on “Uso do witch hazel durante a tatuagem ajuda a proteger a pele”
Deixe sua Pergunta ou Comentário: