estudio3

Vai abrir um estúdio de tatuagem? Saiba do que você precisa

Se você é um tatuador e procura empreender e abrir seu próprio estúdio, antes de mais nada invista em qualificação. Pesquise, informe-se e faça cursos que melhorem a sua qualidade técnica e que te ajudem a realizar uma gestão bem-sucedida. Já demos dicas de bons cursos aqui no blog.

O estúdio de tatuagem é uma empresa prestadora de serviços. Um comércio que funciona de forma semelhante a cabeleireiros e clínicas de estética. Este tipo de empreendimento precisa de autorização da prefeitura da sua cidade para o funcionamento, licença da Vigilância Sanitária (que irá verificar as condições de higiene do espaço) e registro de empresa com nome dos sócios.

 

PLANO DE NEGÓCIOS

Quando se vai abrir qualquer negócio – e com estúdio de tatuagem não é diferente -, a primeira coisa a ser feita é um plano de negócios. Será preciso estabelecer uma planilha com todas as despesas, que incluem aluguel, luz, mão de obra, materiais, impostos, custos com funcionários, equipamentos, publicidade – enfim, tudo que é necessário para manter a empresa em atividade.

Na mesma planilha, devem constar todas as estimativas de recebimentos e capital de giro. Com base nos seus gastos e no mercado, você consegue estabelecer os preços de forma mais coerente. Não há outra alternativa: só colocando no papel e fazendo contas, você poderá ter noção sobre a viabilidade do negócio, se será lucrativo ou não e em quanto tempo começará a dar retorno.

Também é importante procurar um ponto comercial com boa localização e de fácil acesso. O local precisa ter espaço para estacionamento, oferecendo comodidade aos clientes.

Mas se ligue: tem que ficar atento à licença para esse tipo de serviço, heim!

Vai abrir um estúdio de tatuagem? Saiba do que você precisa - Tudo Sobre Tatuagem

Foto realizada no estúdio @tocinhotattoo

 

DE OLHO NAS LICENÇAS

Escolhido o lugar, é imprescindível obter, junto à prefeitura da sua cidade, o alvará de funcionamento do estúdio. O documento é uma permissão da administração do município para que você possa abrir um estúdio de tatuagem em determinado local.

A classificação da empresa depende do tamanho do negócio a ser desenvolvido. Se o empreendimento tiver mais de um funcionário e faturamento mensal superior a R$ 6.750, o melhor é optar pela microempresa (ME). Isso requer um CNPJ para que a identidade da empresa seja reconhecida pela Receita Federal e o empreendedor possa efetuar o pagamento dos impostos devidos.

Com a pessoa jurídica aberta, recomenda-se sempre a contratação de um escritório de contabilidade, pois a carga tributária no Brasil é complexa e um profissional é a pessoa indicada para lidar com esses assuntos. Busque um contador com uma boa reputação no mercado e que esteja certificado pelos órgãos que fiscalizam a atividade da categoria para reduzir os riscos de contratar um profissional que vai passar orientações erradas sobre a sua atividade. Evite futuros problemas tributários. O melhor é ter a área contábil do estúdio bem organizada.

 

HIGIENE E SEGURANÇA

A regulação sobre o estúdio de tatuagem costuma ser rigorosa, mas não por acaso – é um ambiente propício à contaminação. A higiene é fundamental para quem deseja montar um negócio deste tipo, por isso o empreendedor deve atentar para as leis sobre tatuagem. Tanto para a categoria de MEI quanto para a de ME, será necessário adquirir a licença da Vigilância Sanitária, que permitirá o funcionamento a depender das condições de higiene do espaço.

É preciso adequar também o espaço às normas estabelecidas pela Anvisa, bem como todo o maquinário e equipamentos utilizados no estúdio. Os gabinetes de tatuagem deverão ter piso revestido de material liso, impermeável e lavável. O estúdio precisa ter ainda um espaço contendo pia com bancada e água corrente.

Vai abrir um estúdio de tatuagem? Saiba do que você precisa - Tudo Sobre Tatuagem

Foto realizada no estúdio @tocinhotattoo

O material utilizado deve ser aberto na frente do cliente e seu descarte também tem de ser feito de maneira adequada, com recolhimento especial de itens infectantes, que jamais podem ser jogados no lixo comum.

A Anvisa determina, ainda, que sejam adquiridas apenas tintas aprovadas pelo órgão. Quanto às biqueiras, devem ser descartáveis ou esterilizadas com a utilização de autoclaves.

 

ESCOLHA DOS EQUIPAMENTOS

É importante fazer uma lista dos principais móveis e equipamentos de que irá precisar no estúdio. Não há problema em começar com móveis usados. Depois, você pode renovar as peças aos poucos, à medida que o negócio for evoluindo.

Equipamentos de tatuagem e suprimentos normalmente incluem uma autoclave para desinfetar instrumentos, máquinas, agulhas, toalhas de papel, tintas, luvas de procedimento e recipientes de risco biológico. Para a esterilização, usa-se ainda lixo com tampa, álcool, borrifadores, entre outros materiais de limpeza e desinfetantes.

Pensando na decoração e no mobiliário, não podem faltar computador, telefone, cadeiras reclináveis ou macas, carrinhos de abastecimento e grandes espelhos. Além disso, balcão ou mesa, cadeiras, sofás e prateleiras para exibir um catálogo com seus desenhos também devem ser considerados.

 

MONTAGEM DA EQUIPE

Ao abrir um estúdio, a não ser que você queira começar sozinho, pense bem nos profissionais que vão trabalhar com você. Logo de cara, antes de começar as atividades, é preciso ter alguém para a recepção, tatuadores e um piercer, caso queira oferecer o serviço também. Mas, antes mesmo de contratá-los, é preciso definir se eles comprarão o próprio material ou se tudo será fornecido pelo estúdio.

Com relação aos tatuadores, não basta avaliar o portfólio e a técnica, além de definir a remuneração. É imprescindível que todos estejam vacinados contra hepatite B e tétano. Também é sempre bom ressaltar para a equipe que nenhum tatuador pode receitar remédios para os clientes e não se deve indicar pomadas vendidas em farmácia, pois certamente não foram desenvolvidas para tatuagem e podem ocasionar reações indesejáveis na pele, prejudicando a cicatrização e comprometendo a vivacidade das cores. Utilize sempre produtos desenvolvidos para tatuagem e registrados ou notificados na Anvisa.

Com essas dicas, você já pode planejar, separar os documentos e partir para abrir seu próprio negócio. Mãos à obra!

Deixe sua Pergunta ou Comentário: