verao

Verão chegou: hora de proteger bem a tattoo

O Verão está batendo à porta e, com ele, vem a vontade de aproveitar os espaços abertos da cidade, ficar de cara para o Sol, dar um bom mergulho e rebater o calorão com uma cervejinha bem gelada. Tudo certo, tudo favorável. Agora, o que fazer se junto com o clima de celebração aparecer também aquela vontade irresistível de providenciar uma tattoo bem descolada para combinar com a estação mais alegre do ano? Vá  sem medo!

Foi-se o tempo em que as pessoas eram desaconselhadas a tatuar o corpo no Verão. Tatuagem pode ser feita a qualquer tempo, basta querer. Agora, claro que alguns cuidados devem ser tomados, e – é bom frisar – também são necessários alguns sacrifícios para que tudo dê certo. Neste post, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre a opção de pigmentar a pele no Verão. Fique com a gente.

 

Como rola o processo

Não existe época inadequada para fazer uma tatuagem, mas os cuidados devem ser maiores no Verão. Isso é bem fácil de entender. A tattoo é um trauma na pele, uma série de pequenas feridas que precisam ser protegidas para evitar o risco de infecções. Além disso, nosso organismo interpreta a pigmentação quase como uma queimadura de segundo grau.

No Brasil, o Sol é o grande vilão da pele, independentemente de ser desenhada ou não. No caso dos tatuados, os raios solares que atravessam a pele podem atingir até mesmo as camadas mais profundas, causando um efeito parecido ao do laser. Assim, com o tempo, os raios quebram a rede de células e liberam a tinta na corrente sanguínea, dando à tattoo um aspecto de velha e apagada.


Piscina e praia nem pensar!

O principal problema de quem opta por fazer uma tattoo no Verão é abrir mão de frequentar praias e piscinas por um tempo, até que a pele esteja totalmente cicatrizada. Sol, areia, mar e cloro são vilões para os tatuados. Recomendável manter distância!

Como os pigmentos são colocados na pele por meio de um processo inflamatório, entrar em contato com a água do mar, por exemplo, pode aumentar as chances de infecções devido à poluição. Outro fator é de que o sal retira o brilho da tinta. Ao colocar uma tatuagem feita há pouco tempo em contato com o sol, a pessoa assume o risco de adquirir infecções ou manchas na pele. Melhor não.

No Verão, quando a grande aposta é em roupas mais leves e corpos mais expostos, é realmente necessário redobrar o cuidado com as tatuagens. Essa precaução vale para os tatuados veteranos ou para os iniciantes, que optaram por desenhar a pele na alta estação. A seguir, veja as dicas para todo mundo ficar de boa no Verão.

 

Quatro bons conselhos

1 – Hidratação

Esta é a palavra de ordem da estação do sol. Hidratar não apenas a pele, mas o organismo inteiro, é fundamental para manter a saúde em dia e a tattoo sempre bonita. Beba bastante água – no mínimo, dois litros por dia – porque, além de hidratar o corpo e a pele, ela ajuda a fixar vitaminas e nutrientes. Para manter a hidratação da pele, use produtos confiáveis, inclusive nas áreas tatuadas. Pele ressecada pode gerar descamação, o que prejudicará a qualidade de seu desenho.

 

2 – Protetor solar

Não saia de casa sem ele, mesmo que o céu esteja nublado. Mas se ligue: o protetor solar só é indicado após a cicatrização completa da tatuagem. Antes disso, evite o contato com o Sol e com outros produtos. Outra opção é usar roupas de proteção aos efeitos da radiação solar. Para os que já têm desenhos gravados há mais tempo, o filtro ou bloqueador também é indispensável. Se houver uma longa exposição ao Sol, sem nenhuma proteção, os pigmentos podem adquirir uma tonalidade mais escura. Mas lembre-se: nada de exagero! Não é a quantidade que determina a proteção, mas o fator e o número de vezes que você reaplica o produto. Escolha sempre um fator de proteção (FPS) elevado e que proteja simultaneamente dos raios UVA e UVB.


3  – Alimentação

Sim, ela também é megaimportante. Para ajudar na cicatrização, melhor ficar longe de carne de porco, bebida alcoólica, chocolate e outros itens considerados perigosos para pessoas recém-tatuadas. E, ao longo do Verão, priorize aquele rango mais leve, investindo bastante em verduras, legumes e frutas.


4 – Limpeza

A melhor forma de manter as bactérias bem longe é fazer uma boa higienizarão da área tatuada. O uso do Sabonete Líquido Copaíba da Amazon só faz bem. Mantenha o plástico-filme pelo tempo recomendado pelo tatuador. Pomadas antibióticas só devem ser utilizadas quando for realmente necessário, e exigem prescrição médica, fornecida por um dermatologista.

 

Deixe sua Pergunta ou Comentário: