Conheça o Girl Power do Amazon Art Team
Muita gente imagina os estúdios de tatuagem como espaços repletos de homens – tatuadores e clientes. Mas essa é uma realidade que vem mudando bastante nos últimos anos. Foi pensando nessa necessidade da representação feminina também dentre os tatuadores que o Amazon Art Team criou o seu Girl Power.
Assim, artistas selecionadas passam a fazer parte oficialmente do Amazon Art Team – uma tendência que deve crescer ainda mais. Novas integrantes do Art Team, Alê Rosa, Biela Vianna e Cynthia Tattoo, todas especialistas em fineline e com incríveis trabalhos autorais.
A importância da inserção dessas mulheres no Amazon Art Team é mostrar que o público feminino pode e deve ser representado em todas as esferas. Mais que isso. Mostra que as mulheres já estão presentes em diversos segmentos que antes eram exclusivos do universo masculino, inclusive no mundo das tattoos.
Essa inserção das mulheres no universo da tatuagem tem se comprovado também em dados. Um dos poucos levantamentos sobre o perfil dos tatuados brasileiros foi feito pela revista Superinteressante, no ano de 2013, e apurou que 59,9% das pessoas com tatuagens no país eram mulheres.
A presença delas nas convenções e eventos de tatuagem também tem crescido. Em 2017, as mulheres representaram 23% dos 21 vencedores dos concursos de tatuagem realizados durante a 7ª edição da Tattoo Show RS. No Brasil, inclusive, já existem estúdios onde apenas mulheres atuam como tatuadoras.
Agora chegou o momento de conhecer as novas integrantes do Amazon Art Team.
Alê Rosa, São Paulo
Foi aos 4 anos que Alê começou a se interessar pelo desenho, ao observar a mãe pintando um guardanapo. A partir daí, seus presentes favoritos envolviam lápis de cor, gibis e cadernos de desenho. Na escola, ela era a garota das ilustrações dos trabalhos escolares e quem integrava a equipe de cenário nas apresentações.
O primeiro interesse em tatuagem surgiu ainda na adolescência, mas foi desanimada quando um tatuador lhe questionou: “Você sabe fazer solda? Não? Então tatuagem não é para você”. Alê, porém, sabia que sua paixão estava na arte. Aprendeu artesanato e trabalhou com esculturas personalizadas.
Quando estava em seu curso de Fisioterapia, a tatuagem voltou novamente a sua vida. Dessa vez, foi um amigo quem lhe trouxe novamente a tatuagem à tona. E assim, Alê começou a sua jornada: fez cursos, workshops e foi aperfeiçoando o seu trabalho.
Hoje, ela é especializada em tatuagens delicadas e de traços finos (fineline), além de amar o estilo realismo. O seu estúdio, Pink Side Tattoo, é voltado principalmente para o público feminino. Em seus três anos de experiência, já tatuou algumas personalidades famosas como: Xuxa Meneghel (apresentadora), Junno (ator e apresentador), Sheila Mello (dançarina), Tati Minerato (modelo), Louise D’Tuani (atriz), Roberto Strongoli (chef) e Carole Crema (chef).
“Meu trabalho me permite conhecer pessoas novas todos os dias. Sou muito feliz e amo viver novas experiências e trocas essa energia tão positiva com as clientes todos os dias”.
Visualizar esta foto no Instagram.
Biela Vianna, São Paulo
Gabriela Vianna Fernandes pegou em uma máquina de tatuagem pela primeira vez em 2013. A paixão pelo desenho, porém, surgiu ainda durante sua infância. Ela foi apresentada ao trabalho com tatuagem quando foi contratada como recepcionista em um estúdio em São Caetano do Sul. Ficou um tempo na função e depois passou a aprendiz de tatuagem, onde começou a melhorar a sua técnica e a se aperfeiçoar.
Após atuar por um breve também em outro estúdio na cidade, ela chegou ao Náutica Tattoo, estúdio onde trabalha atualmente – local que ela já admirava. Ela atua nos estilos mais delicados, como o fineline (que é o seu estilo favorito), aquarela, sketch e um pontilhismo em um estilo mais rastelado. Além disso, tem um gosto pelo sombreado.
“Hoje me sinto finalmente realizada por fazer parte da Náutica Tattoo e estou sempre buscando evolução a cada dia. Um estúdio abriu minha mente, pessoal e profissionalmente, e agora tenho evoluído mais e mais. Posso realmente dizer que esse estúdio mudou a minha vida”.
Visualizar esta foto no Instagram.
Cynthia Tattoo, Belo Horizonte
Para Cynthia Amaral o mundo da tatuagem chegou ainda na adolescência. Aos 16 anos, ela trabalhava como manicure, quando recebeu um convite para trabalhar em um renomado estúdio de tatuagem em Belo Horizonte. Foi lá que ela aprendeu a aplicar piercing e, em seguida, a tatuar.
Naquela época, as mulheres tatuadoras não eram tão comuns. Para melhorar os desenhos, ela decidiu fazer um curso com foco no realismo. Foi aos 21 anos que ela começou efetivamente a tatuar. Ficou em seu primeiro estúdio por 6 anos.
Em 2009, mais mudanças positivas para Cynthia. Em uma parceria com uma amiga, ela abriu o seu próprio estúdio – o Making Art Tattoo Studio. Conciliou o trabalho administrando o seu estúdio e o tempo gasto em seus estudos, aprimorando ainda mais sua técnica de tatuagem.
Sua especialização é o estilo fineline, pois ela gosta sobretudo da delicadeza do estilo e da caligrafia manuscrita. “Costumo dizer que não sou apenas uma tatuadora, mas uma profissional que acima de tudo ama o que faz e faço tudo sempre com muito respeito. Hoje não me vejo exercendo outra atividade”.
Visualizar esta foto no Instagram.
Mais mulheres
A inclusão das tatuadoras no Amazon Art Team segue uma tendência mundial de todas as áreas, com mulheres ocupando lugares onde antes seria impensado. E a tendência é vermos as mulheres dominando ainda mais o mundo das tattoos.
E agora que você conhece um pouco das meninas, o que achou do trabalho delas? Veja outras imagens da arte das novas integrantes do Amazon Art Team.
Visualizar esta foto no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.