Estilo aquarela: tattoos com traços fluidos
O estilo de tatuagem aquarela tem conquistado os brasileiros. Ele surgiu por volta do ano de 2011, mas ainda hoje tem se mantido como o queridinho dentre as pessoas que procuram os estúdios de tatuagem. Também conhecido como “Watercolor”, ele busca imitar com as agulhas de tattoo o mesmo que os pintores fazem em aquarela.
A técnica utilizada para esse estilo de tatuagem busca deixar os desenhos com aspecto semelhante aos traços fluidos das tintas aquosas, com o efeito de delicados borrões. Sua técnica é de preenchimento, o que significa que é feita a pintura do desenho, que é feito com traços únicos, além do uso de efeitos de respingos, manchas leves e fusões de cores.
Estilo
As características desse estilo de tatuagem são bem definidas. As cores são vibrantes e os traços suaves, dando uma sensação de movimento e fluidez ao desenho. Além disso, é muito comum o uso de efeitos de respingos e transição de cores. Porém, há também aquarelas em tons de preto.
As tatuagens nesse estilo são bastante vistosas, principalmente pela maneira como as cores são expostas na pele, assemelhando-se às pinceladas em aquarela que acontecem na pintura. Por isso, algumas vezes o que parece uma simples mancha, na verdade é o resultado de um trabalho minucioso do tatuador. O resultado estético é impressionante e este estilo vem se tornando uma verdadeira obra de arte na pele.
Uma das dificuldades desse estilo é a pintura das manchas e da fusão de cores. As técnicas são feitas na hora, sem qualquer possibilidade de decalque, uma vez que o objetivo é que o resultado fique o mais real possível.
Inspire-se
Você pode adotar as tatuagens aquarela em seu corpo de diferentes maneiras. Aqui em nosso blog nós separamos alguns exemplos que vão ficar muito charmosos em seu corpo.
- Geométrica
As tattoos geométricas casam com o estilo aquarela devido ao contraste entre o traço e o preenchimento. Assim, você tem como resultado um desenho que transmite uma sensação de equilíbrio.
Visualizar esta foto no Instagram.
- Animais selvagens
Desenhos de animais selvagens ficam ainda mais chamativos com o efeito de contraste, que busca destacar a tattoo e atingir um equilíbrio no resultado final. Animais selvagens como leões e elefantes ficam perfeitos com o preenchimento em aquarela, com um resultado entre a cor e a sutileza. Uma boa ideia é não optar por um contorno tradicional, mas deixar as pinceladas com a função de delimitar o desenho. Você pode optar por cores mais intensas ou fracas, a depender de como deseja o resultado final.
Visualizar esta foto no Instagram.
- Música
Movimento e leveza são características presentes tanto no tema quanto no estilo do preenchimento das tatuagens relacionadas à música. Assim, elas também são ideais para serem feitas adotando o estilo aquarela.
Visualizar esta foto no Instagram.
- Flores
As tattoos de flores casam perfeitamente com a técnica aquarela. Ela pode ser utilizada se você deseja um efeito delicado nas flores, mas também quando a intenção é fazer um aquarelado com cores fortes. Então, o uso de cores pastéis é ideal para um efeito mais delicado, enquanto cores mais fortes resultam em um efeito mais marcante.
Visualizar esta foto no Instagram.
- Desenhos abstratos
Além dos desenhos de elementos naturais, uma forma muito bacana de utilizar essa técnica é optando por desenhos abstratos, que podem fazer da sua pele um quadro real. Você pode utilizar o contorno tradicional ou optar pelos efeitos das pinceladas como contorno do desenho. O escorrido da tinta vai resultar em um estilo ainda mais diferente para a sua tattoo. Quando o contorno é feito de maneira tradicional, você acrescenta pinceladas e manchas de tinta com as agulhas e vai deixar o seu desenho com o efeito aquarelado.
Visualizar esta foto no Instagram.
- Tatuagens escritas
Essa é outra maneira muito legal de utilizar o estilo aquarelado na pele. Você pode escolher um trecho de música, uma frase preferida ou o nome de alguém. O tatuador pode criar efeitos de pingos de tinta durante a aplicação da tatuagem na pele do cliente. Outra ideia é fazer a tatuagem já utilizando a técnica da aquarela, mesmo no momento da escrita do nome ou frase na pele.
Visualizar esta foto no Instagram.
Controvérsia: desbota ou não?
Como o estilo ainda é relativamente novo, há ainda uma grande controvérsia em torno da tatuagem em aquarela. Será que as tatuagens nesse estilo desbotam? Alguns tatuadores alegam que as cores vão sumindo e perdendo seu charme original depois de um certo tempo.
Por outro lado, os especialistas em Watercolor defendem que isso ocorre apenas quando a tinta é erroneamente diluída em água e que a técnica pode ser aplicada de outras maneiras, sem que a tinta seja misturada. Eles defendem que o tatuador deve usar variados tons de tinta para atingir o efeito da “tinta aguada”.
O que acontece é que, independente do estilo, a tatuagem perde um pouco de sua pigmentação normal com o passar do tempo. Isso pode ser agravado a depender do local ou clima onde a pessoa vive, assim como exposição frequente ao sol.
Essa é uma controvérsia que precisará de mais tempo até que possamos observar o envelhecimento desse tipo de tatuagem e fazer uma avaliação adequada da evolução dela e de sua cicatrização na pele. Porém já é possível perceber em desenhos feitos há cinco ou seis anos que não há uma perda dos efeitos das tattoos aquareladas quando são usadas as técnicas corretas. Por isso, o ideal é sempre recorrer a um profissional qualificado.