Tatuagem fineline: traços finos e elegantes
Uma grande tendência que tem se configurado nos últimos tempos são as tatuagens com traços finos, também conhecidas como tatuagens fineline. Uma das razões para essa grande popularidade é a sua capacidade de cair bem nas mais diversas regiões do corpo, além de possuir uma versatilidade tanto em relação ao tamanho do desenho, como na quantidade de objetos e homenagens que podem retratar na pele.
Em tradução livre, fineline significa “linha fina”. Ela consiste em uma técnica que utiliza traços finos, pontuais e simétricos para criar o desenho na pele. A técnica utilizada pela tatuagem fineline deixa o desenho com uma característica mais leve, simples e com melhor acabamento, porém com bastante expressividade.
É um estilo que pode chamar a atenção principalmente de quem ainda é inseguro quanto a pigmentar desenhos mais cheios na pele ou para aqueles que buscam por uma arte mais discreta e simples. O fineline é um estilo bastante minimalista, porém são modernos e garantem um visual de personalidade, com uma boa discrição.
Estilo tem ganhado adeptos
Tendo chegado ao conhecimento dos brasileiros há pouco tempo, o estilo fineline tem ganhado muitos adeptos por aqui. Para a tatuadora Alê Rosa, uma das justificativas para essa popularidade é que o fineline consegue atingir um público diferenciado e diverso.
“Vem ganhando bastante visibilidade porque é uma tatuagem que conseguiu atingir a um público que antes não olhava para a tatuagem de maneira artística. Agora, mulheres e senhoras tem se interessado mais pela tatuagem, porque percebem que este é um estilo mais delicado”, defende a tatuadora.
Além disso, a tecnologia presente nesta arte também favorece a sua popularização. O estilo fineline tem permitido que a referência da tattoos seja reproduzida de maneira muito idêntica na pele do tatuado, como se tivesse sido desenhada por um lápis muito fino. É justamente essa característica, que se distancia dos traçados mais “grosseiros” dos estilos tradicionais que tem chamado à atenção dos amantes da tatuagem.
Ver essa foto no Instagram
Características e dificuldades
As principais características do estilo são as linhas finas, precisas e, muitas vezes, geométricas. As imagens normalmente não contam com preenchimento, podendo ser coloridas ou apenas pretas. Nos casos em que são pintados, os desenhos não são feitos com sombreamento.
Como os desenhos são feitos com traços mais sutis, isso lhes garante uma maior flexibilidade em relação ao local onde serão tatuados. Os traços finos chamam a atenção também dos novatos no mundo da tatuagem, que buscam por uma primeira experiência menos dolorosa.
Como é feita com traços mais finos e delicados, a tatuagem fineline precisa de materiais de qualidade, para se chegar ao resultado final esperado. O cuidado no momento da escolha dos materiais é muito importante.
Além disso, o tipo de pele das pessoas pode ser um fator para facilitar ou dificultar a execução de uma tatuagem com traços finos. “Isso porque temos maior dificuldade de chegar ao resultado em peles mais ressecadas, resistentes ou mais duras”, explica Alê Rosa.
Para evitar fazer uma tatuagem que vá ter problemas porque a pele está ressecada ou dura, é muito importante utilizar os produtos hidratantes também antes da tatuagem. Essa hidratação deve ser feita com produtos que não são gordurosos e não tapam os poros, como é o caso do Easy-In do Grupo Amazon.
Ver essa foto no Instagram
Inspiração
Mas qual tipo de desenho é ideal para as tattoos nesse estilo? Essa não tem uma resposta correta, mas podemos separar aqui algumas referências que costumam serem as favoritas dos tatuadores que buscam pigmentar com o estilo fineline.
Qualquer coisa pode se encaixar perfeitamente com o estilo, desde palavras e símbolos até rostos de pessoas. Inclusive, a forma como as linhas são estratificadas ajuda na construção de uma textura na imagem pigmentada na pele.
Muitas pessoas buscam o estilo quando querem fazer uma homenagem a alguém, com o nome de alguém querido, uma frase ou citação, um trecho de música ou mesmo reproduzindo a assinatura da pessoa em sua pele. “As pessoas aproveitam o fineline para fazer uma tatuagem escrita. Às vezes, a gente consegue reproduzir como se fosse a escrita de uma pessoa mesmo, na mesma espessura”, conta Alê Rosa.
Para além dos nomes ou frases, você também pode usar os traços finos para desenhos como corações, âncoras, símbolo do infinito, flechas, animais e até rosto de pessoas.
Confira algumas tatuagens fineline para você se inspirar:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram