template-capa-blogbsb

Tinta de Tatuagem precisa ser regulamentada pela ANVISA

Ao decidir fazer uma tatuagem, você deve procurar um bom estúdio e se certificar se todos os materiais utilizados no procedimento, em especial as tintas, tenham registro na ANVISA. A tatuagem é um procedimento que impacta na saúde e portanto todos os cuidados de biossegurança devem ser tomados.

A ANVISA é considerada uma das agências mais exigentes em âmbito internacional e as tintas aprovadas pelo órgão são consideradas entre as mais seguras do mundo da tattoo.

Para se ter uma ideia da exigência da ANVISA, a maioria das tintas famosas internacionalmente não seria aprovada pela ANVISA por usarem substâncias vetadas ou em quantidades proibidas pela agência.

Uma tinta regulamentada pela ANVISA garante ao consumidor que a marca tem boas práticas de fabricação, o que confere ao produto a segurança e a eficácia necessárias. Isto porque os testes exigidos pela agência reguladora seguem normas nacionais e internacionais, além de verificar, dentre outras coisas, a toxicidade e a biocompatibilidade do produto.

Tinta de Tatuagem precisa ser regulamentada pela ANVISA - Tudo Sobre Tatuagem

Uma tinta para tattoo vendida sem o certificado da ANVISA corre o risco de estar contaminada com bactérias e fungos, pois não passou por verificação. Ou seja, o registro garante que aquele produto foi analisado e checado sobre possíveis riscos, antes de chegar a sua pele.

Portanto, fique ligado: se você é tatuador ou proprietário de estúdio de tatuagem, saiba que usar ou vender tintas não regulamentadas pela ANVISA, além de ser crime sanitário no Brasil, pode causar graves danos à saúde.  Se você é candidato a fazer uma tatuagem, sempre que for fazer uma tattoo, procure saber se o produto oferecido pelo estúdio tem registro na ANVISA. Para verificar a validade do registro, acesse o site do órgão:

portal.anvisa.gov.br

 

Deixe sua Pergunta ou Comentário: