linha viper realismo

Tinta para realismo facilita e aprimora trabalho de tatuadores

As tatuagens realistas não são mais novidades e mostraram que vieram para ficar. A popularidade do estilo é tanta que o mercado tem criado uma linha de tintas específica para os trabalhos realistas. Uma dessas linhas é o recente lançamento de tintas para tatuagem em realismo da Viper Ink, do Grupo Amazon.

O uso de tintas de qualidade mostra não apenas a preocupação do tatuador com o resultado final da sua arte, mas também com o bem-estar do seu cliente. Isso porque a qualidade dos produtos usados no procedimento é tão importante quanto a elaboração do desenho ou o uso ideal das técnicas de tatuagem.

Assim como para qualquer tinta para tatuagem, a linha voltada para o estilo realista também deve ser autorizada pelo órgão regulador, que no caso do Brasil é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A medida visa garantir que as tintas comercializadas no país sigam rigorosas práticas de fabricação, além de permitir a rastreabilidade da tinta, desde o insumo usado em sua produção até o resultado final.

Mas qual a vantagem de optar por uma linha de tinta voltada para o estilo realista? Calma que vamos chegar lá! Vem com a gente neste artigo.

Veio para ficar

Oposta ao estilo old school, a tatuagem realista consiste na produção de imagens, seja de pessoas ou animais, objetos ou paisagens, que fiquem o mais próximo possível de sua fotografia de referência. Ao invés do uso de muitas cores e traços mais simples, o estilo explora sombreados e traços mais complexos, em sua maioria realizados em preto e branco ou em tons de cinza.

Especialista no estilo realista, o tatuador Rodrigo Catuaba afirma que essa técnica explora o olhar do artista e o cuidado com os detalhes. “O artista retrata a imagem da forma como ele vê, sem melhorar ou modificar, tentando reproduzir luz, sombras, volumes e texturas. Ele procura em cada trabalho lapidar os detalhes, dando ao espectador a impressão de que a imagem está realmente ali”, diz.

O aprimoramento dos equipamentos para a realização de tatuagem permitiu que o estilo se consagrasse entre um dos mais tradicionais da atualidade. Para Catuaba, as tatuagens realistas vieram para ficar. “Assim como a oriental e a tribal, as tattoos realistas não são apenas moda e as pessoas não enjoam com o tempo. O avanço dos equipamentos permitiu aos artistas reproduzir fotos de entes queridos e animais amados e essas são coisas atemporais”, defende.

 

Tinta para realismo

Um artista que se preocupa com o resultado final do seu desenho certamente vai optar pelo uso de uma linha de tinta que seja própria para o estilo realista. Mas, afinal, qual o diferencial dessas tintas?

Antes de chegar às tintas feitas para o realismo, é preciso entender que o estilo precisa reproduzir as cores do seu referencial com exatidão. Então, o pigmento escolhido para a arte faz toda a diferença. Por exemplo, usar cores muito vivas não é o ideal, pois vai acabar desfazendo o efeito da realidade.

O tatuador precisa ter a experiência de saber compensar as tonalidades da tinta escolhida, principalmente levando em consideração que o tom de pele do cliente altera a coloração da tinta. Por isso, é preciso aprender a compensar essas tonalidades e saber o momento de esfriar ou esquentar as cores, para chegar ao resultado final desejado.

Ou seja, a tinta escolhida influencia diretamente na qualidade final da obra e em como o artista usa a tinta. No caso das tintas feitas especificamente para as produções realistas, as cores são mais opacas e não são tão vibrantes como os demais tipos de tintas.

“O uso dessas cores já facilita o trabalho do artista, porque você já tem uma base para trabalhar em cima, uma tinta já pensando na finalidade daquela arte. Lógico que você sempre vai precisar acrescentar algumas cores e fazer algumas misturas, mas uma linha voltada para o realismo já facilita e muito o trabalho”, opina Catuaba.

 

Tons mais realistas

Como são mais opacas, as tintas feitas para as tatuagens realistas se assemelham mais às cores reais das imagens referências, principalmente quando está sendo retratado o rosto de uma pessoa ou um animal. Por exemplo, quando vai fazer a pintura de um lábio no desenho, o artista não usa uma tinta de tonalidade vermelho berrante, com exceção de se a imagem referência tiver sido alterada. Para ter esse efeito mais real, ele precisa usar um tom mais neutro.

No caso das tintas de realismo da Viper Ink, os tons são bem específicos para que você consiga atingir uma grande variedade de cores. O Grupo Amazon comercializa a linha em cinco tonalidades diferentes: Malasia, Inca, Citrus, Asteca e Bermudas.

Com essas cinco tonalidades, o artista consegue recriar uma média de 50 outros tons de tinta, fazendo as misturas nas quantidades adequadas. Assim como as cores de origem, os tons resultantes dessa mistura de tintas também serão mais realistas, mais opacos e mais parecidos com as cores reais. E isso será de grande ajuda para que o artista consiga a semelhança esperada de um desenho tatuado com as técnicas do realismo.

Deixe sua Pergunta ou Comentário: