Você sabe qual a origem do nome tatuagem?
Quando a gente gosta muito de um assunto queremos saber tudo sobre ele, não é verdade? Por isso, nós do blog Tudo Sobre Tatuagem vamos começar uma série de artigos contando um pouco sobre a história da tatuagem. A cada mês teremos um novo artigo, abordando um aspecto da evolução da tatuagem através das culturas e dos séculos.
Mas antes de voltarmos até os primeiros rabiscos na pele, decidimos resgatar a origem do nome tatuagem. Você sabe de onde esse nome surgiu? Não? Então vem com a gente que vamos contar tudo!
Origem nos povos polinésios
Uma figura que está relacionada ao surgimento do nome tatuagem é o navegador inglês James Cook. Considerado o descobridor da Austrália, Cook se deparou com o termo que deu origem à tatuagem durante uma de suas primeiras navegações de reconhecimento pela Oceania.
Em 1769, quando desembarcou na Polinésia, o navegador descobriu que os desenhos na pele faziam parte da cultura dos povos polinésios. Em seu diário de bordo, ele escreveu que a prática era comum entre homens e mulheres da tribo e que ela era conhecida como “tattow”.
Segundo Cook, as “tattow” eram feitas colocando uma camada de cor preta sob a pele, de forma que ela não pudesse apagar. Ele chama ainda o método de “doloroso” e diz que “é feito uma vez só em suas vidas”. Um ótimo exemplo desse tipo de tatuagem é o estilo maori, muito comum na Polinésia e Nova Zelândia.
Tradução
Ao final da expedição, James Cook e outros membros de sua expedição também levavam desenhos em sua pele. Ao deixarem as ilhas polinésias, a palavra foi contraída pelos ingleses para a expressão tattoo. Em seguida, os franceses adaptaram a expressão para o seu próprio idioma, sendo chamada de tatouage, que deu origem à palavra tatuagem, que é como usamos em português.