pele negra

8 mitos e verdades sobre tattoos em pele negra

Muito se evoluiu nas técnicas e recursos para a realização de tatuagens, mas a tattoo em peles negras ainda levanta algumas dúvidas. Queremos trazer alguns mitos e verdades sobre o tema e esclarecer alguns pontos de dúvidas mais comuns. Tem muito preconceito e desinformação por aí, mas os afrodescendentes que adoram os desenhos na pele podem, sim, ser tatuados. Basta querer.

Alguns cuidados na escolha das cores e na avaliação da textura da pele devem ser realizados antes de iniciar os trabalhos. Mas, todo bom profissional sabe que essas são diretrizes gerais, que devem ser aplicadas antes de começar a atender qualquer cliente, seja qual for o seu tom de pele.

Se andou ouvindo ou lendo por aí que tatuagem em pele negra é uma furada – ou é difícil de ‘pegar’ – esqueça! Esta é apenas uma das informações equivocadas que têm circulado. Neste post, o experiente tatuador Rodrigo Catuaba dá a sua visão sobre o assunto e mostra os mitos e as verdades sobre as tattoos para a galera cheia de melanina. Confira.


1 – PELE NEGRA NÃO PODE SER TATUADA

MITO – A pele negra pode ser tatuada normalmente. Mas o ideal é desenvolver o projeto com o cliente, de uma forma que destaque bem o trabalho, criando muitas áreas de contraste.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por petalahzardini tattoo (@petalahzardini) em

2 – DÁ PARA FAZER TATTOO COLORIDA OU AQUARELA

MITO – Infelizmente, tons como marrom, amarelo e lilás não vão realçar.

 

3 – PELE NEGRA É MAIS PROPENSA A TER QUELOIDE

VERDADE – O queloide é o nome que se dá ao crescimento anormal, porém benigno, de tecido cicatricial devido à maior produção de colágeno. Justamente por terem a pele mais forte e elástica, pessoas negras são mais propensas a desenvolver queloides. Por isso, é importante consultar um dermatologista, principalmente se houver casos na família, e cuidar bastante da tatuagem.

4 – CUIDADOS PÓS-TATTOO SÃO DIFERENCIADOS

MITO – Os cuidados são exatamente os mesmos. Depois de tatuar, é importante usar protetor solar sobre o desenho – com sol ou chuva -, fazer limpeza diária com sabonete neutro e hidratar com frequência, principalmente depois da cicatrização. Não deixe de seguir as dicas e orientações do profissional que você escolher, tanto sobre a quantidade de dias com o plástico protetor quanto sobre o tempo de uso de pomada hidratante. A única preocupação extra é consultar um dermatologista para evitar ou combater a eventual formação de queloides.


5 – TEM QUE PROCURAR TATUADOR EXPERIENTE

VERDADE –  A dica é procurar tatuadores que já tenham um portfólio que inclua trabalhos em peles de diferentes tons e que saibam sugerir as cores que ficarão mais bonitas em cada caso. Quanto mais o profissional tiver experiência com pele negra, mais facilmente você ficará satisfeito com o resultado. Assim como existem tatuadores especializados em traços mais finos, em Pontilhismo e em coberturas, por exemplo, também há os que têm mais experiência em tatuar pele negra. Assim, quando avaliar o portfólio, você poderá ver exemplos de cores e traços que ficam melhor no seu tom de pele.


6 – MELANINA TRAZ PECULIARIDADES

VERDADE – Tatuar a pele negra exige mais perícia porque a melanina nas células da derme, presente em quantidade muito maior do que nas peles brancas, age como um filtro, escondendo alguns pigmentos mais claros que o tom da pele. Além disso, as peles negras têm mais glândulas sudoríparas e, por isso, são mais oleosas. Um bom tatuador vai entender essas diferenças e saber a melhor forma de trabalhar com elas. O recomendado é utilizar tinta preta ou cores fortes porque a pele negra é mais propensa a manchas – novamente por causa do nível de melanina. Esta substância está presente em todos os tons de pele, com exceção dos albinos. A diferença é a quantidade.

 

7 – DESENHOS MAIS ABERTOS SOBRESSAEM MELHOR

VERDADE – A regra principal é que o desenho combine com seu jeito e sua personalidade. Mas é bom lembrar que a pele negra tem peculiaridades e, por isso, artes menores e traços muito finos podem não sobressair. Uma aplicação bem sólida, alternando com áreas vazadas e com um design com bastante contraste, resulta em uma tattoo de qualidade na pele negra.

8 – PELE NEGRA SÓ PEGA SOMBREADO E PRETO

MITO – O uso de preto e vermelho, por exemplo, é usada pelos tatuadores para obter um bom destaque na arte.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por 🌻 tattoos on darker skin 🌻 (@blcksknttt) em

Deixe sua Pergunta ou Comentário: