pele3

Afinal, onde a tatuagem fixa na pele?

Sabemos por que os riscos de caneta somem da pele ao serem lavados, mas o que explica os desenhos da tattoo perdurarem por toda a vida? Encontramos a resposta ao conhecermos um pouco mais as diferentes camadas da pele e suas características.

Neste artigo, vamos explicar onde fica localizada a tatuagem e o porquê de ela ser a sua companheira fiel até o fim da vida. Cola com a gente que a explicação é interessante!

 

Diferentes camadas de pele

Afinal, onde a tatuagem fixa na pele? - Tudo Sobre Tatuagem

A pele é o maior órgão do corpo humano e responde por diversas funções essenciais, como proteger da radiação solar, regular a temperatura e evitar a invasão de seres microscópicos perigosos. Além disso, é o principal órgão do tato, um dos cinco sentidos do corpo humano, que nos permite perceber texturas, mudanças climáticas e dor.

A pele é dividida em duas camadas: epiderme e derme. A primeira, não vascularizada, é a mais superficial delas, formada pelo tecido epitelial. A camada mais interna da pele é chamada de derme. Vascularizada, ela é formada de tecido conjuntivo. Também contém nervos, folículos pilosos e glândulas sudoríparas e sebáceas, além de ser responsável por nutrir a epiderme.

A derme é dividida em duas camadas: papilar (mais superior) e reticular (onde estão localizados os vasos sanguíneos e linfáticos, assim como terminações nervosas e glândulas).

 

Em qual camada ficam as tatuagens?

Afinal, onde a tatuagem fixa na pele? - Tudo Sobre Tatuagem

Foto realizada no estúdio @tocinhotattoo

Pouca gente sabe, mas a aplicação de tinta das tattoos é feita na camada mais profunda da pele, denominada derme. A tinta penetra cerca de 2 milímetros até atingir o local adequado. É preciso que o produto seja inserido neste local corretamente, para garantir que a tattoo tenha a durabilidade esperada.

E sabe por que essa camada permite que a tinta da tatuagem se mantenha? É simples: isto acontece porque na derme não há renovação de células. A única camada da pele que está em constante renovação é a epiderme.

As gotas de tinta da tattoo são injetadas diretamente na derme. Porém, se o trabalho não for bem feito, a tatuagem pode ficar borrada com o tempo. Dois motivos podem explicar este problema que ninguém quer enfrentar: no procedimento, a agulha não atingiu a derme ou a tinta usada pelo tatuador não foi de boa qualidade. É bom ficar atento!

Afinal, onde a tatuagem fixa na pele? - Tudo Sobre Tatuagem

Foto realizada no estúdio @tocinhotattoo

Por isso, antes de realizar a sua tattoo, o ideal é ter alguns cuidados básicos:

  1. Tatuar o corpo significa marcá-lo para sempre com um desenho, nome, frase ou símbolo. Escolha algo que tenha muita importância para a sua vida.
  2. Certifique-se que o tatuador é tecnicamente competente. Verifique referências e conheça trabalhos anteriores.
  3. Verifique se o estúdio atende aos padrões de higienização recomendados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
  4. Exija utilização de materiais (agulhas, tintas, entre outros insumos) que sejam de qualidade e autorizados pela Anvisa.

Seguindo essas recomendações básicas, a sua tatuagem vai ser realizada no local certo da pele e terá o resultado esperado. Até a próxima!

Deixe sua Pergunta ou Comentário: