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Cinco dicas para escolher onde abrir um estúdio de tattoo

A ideia de montar um estúdio passa pela cabeça de muitos tatuadores, mas, para tirar o projeto do papel, não basta a habilidade com agulhas e tintas. É preciso buscar muita informação, pesquisar e fazer contas antes de dar o pontapé inicial no negócio, que – acredite – estará condenado à rápida extinção se não for baseado em dois aspectos fundamentais: respeito às normas de saúde e seriedade total na condução do trabalho.

O passo a passo para o lançamento de um novo empreendimento no ramo da tattoo é longo e já demos várias dicas sobre isso, em artigos anteriores publicados no nosso blog. Agora, vamos focar em uma das principais dúvidas que surgem após a decisão de abrir o estúdio: quais critérios devem ser observados na hora de escolher o local mais adequado? Vamos mostrar os prós e contras de cada opção.

Quer saber mais? É só ficar por aqui e acompanhar as dicas que preparamos.

 

1 – Proximidade com seu público

Para escolher o local ideal do estúdio, é fundamental observar a proximidade que ele oferece em relação ao seu público-alvo. É verdade que a tatuagem ganha cada vez mais adeptos ao longo dos anos, mas essa popularização não é suficiente para você decidir se arriscar a abrir um estúdio em uma rua cheia de bancos, repartições públicas e escritórios de advocacia, por exemplo. Os jovens afinados com a cultura alternativa compõem a maior parte do público apaixonado por tattoos, logo, essa escolha não seria das mais espertas, concorda?

Não é que bancários, servidores públicos e advogados jamais entrariam em um estúdio. Mas, por enquanto, eles são minoritários em seu público-alvo, então por que abrir um negócio justamente em uma área repleta deles? Melhor não. Portanto, a primeira dica é buscar locais próximos a cinemas, shoppings ou lojas de venda de HQs, por exemplo. Nessas regiões, a grande circulação do público jovem vai favorecer a movimentação no estúdio.

 

2 – Shopping ou loja de rua?

Aí, o assunto é polêmico, e fomos buscar o depoimento de um craque da tattoo, que traz dicas preciosas sobre o tema. O paulistano Fernando Shimizu prefere, sem dúvida, loja de rua do que shopping. E ele explica os motivos: horário flexível e menores custos. Dono do Shimizu Tattoo Studio, no bairro de Moema, na Zona Sul de São Paulo, Fernando fala com a experiência de quem já presta assessoria aos que querem abrir um estúdio. “Às vezes, eu fico até 2h da madrugada com um cliente, no mesmo trabalho. No estúdio de rua, é possível fazer isso. No shopping, não dá”, argumenta. Ele enumera outras questões:

 

  • Sem garantia

Nos centros comerciais, além dos horários a cumprir, também há jornada aos domingos, o que eleva os custos, sem contar com os aluguéis, que são mais caros. Tudo isso Shimizu leva em conta. Mas atenção: para ele, o ponto crucial é que ter um espaço no shopping não é garantia de sucesso. “Hoje em dia, as pessoas não procuram um tatuador pela loja, pela vitrine. Procuram pelo trabalho. Todo mundo tem Instagram. Não vejo essa vantagem no shopping”, ressalta.

 

  • Público

“Se o shopping for de classe A, o aluguel é mais caro. (Além disso), as pessoas que têm maior poder aquisitivo vão procurar um artista por indicação. Então, você tem que ter um nome, um know-how. Na loja de rua, é a mesma coisa, porém você não tem a limitação do horário, tem mais flexibilidade, pode trabalhar da forma que quiser. Se a gente for colocar isso no custo, sai bem mais barato”. Se o shopping for para o público C e D, ninguém vai poder gastar muito com tatuagem. “Daí, se você cobrar muito barato, não vai conseguir fechar essa conta, e já entra com a chance de dar errado”, explica.

 

  • Estacionamento

Para fechar, como dizem os americanos, ‘no park no business’. Shimizu recomenda alugar um prédio com vagas de garagem. Já no shopping, o cliente vai desembolsar para estacionar – “e as pessoas não gostam de ter esse custo”, alerta ele.

 

3 – Decoração personalizada

No momento de escolher o local adequado ao seu estúdio, pense também na decoração. Ambiente bem decorado não precisa ser necessariamente caro. Boas ideias e, claro, um toque pessoal inconfundível, valem muito mais. Além de planejar a pintura das paredes, que tal aproveitar parte deste espaço para divulgar sua arte? Selecione algumas imagens de diferentes tattoos, aquelas que dizem mais sobre os estilos com os quais você se identifica, e exponha em molduras bem bacanas.

O mesmo vale para certificados e prêmios, ou até objetos que têm forte apelo emocional para você. Fernando Shimizu, parceiro do Grupo Amazon, por exemplo, expõe diante dos olhos dos seus clientes a primeira máquina de tatuagem que usou, presente do pai Nelson, seu maior incentivador.

Muito da decoração de um estúdio de tattoo deve envolver elementos que combinam com a personalidade e o estilo do tatuador. Mas lembre-se: outros fatores, como o tamanho do espaço, também devem ser levados em conta na hora de decorar. O mais importante é priorizar o conforto, o bem-estar e a segurança da clientela.

 

4 – Cuidado com a fachada

Às vezes, a simplicidade é o segredo do sucesso. A regra vale, sobretudo, para as fachadas dos estúdios de tattoo. Para resumir de forma bem simples, elas funcionam como uma espécie de ‘cartão de visitas’ do seu trabalho. Tem muita gente que acha que as fachadas devem ser chamativas, ‘poluídas’, cheias de referências. Nem sempre. O mais importante é criar uma identidade visual, uma logomarca de fácil identificação.

Estúdios devem passar a ideia de serem locais descolados, mas não exagerados ou exóticos. Muitas vezes, o excesso de informações prejudica sua imagem e pode espantar. O cliente em potencial avalia seu trabalho por tudo o que ele observa no estúdio: organização, limpeza, iluminação, som ambiente, decoração. Por que ele passaria batido pela fachada, que é a grande vitrine do negócio? Lembre-se: a sobriedade pode ser mais chamativa e estilosa do que o excesso de elementos e cores.

Claro, o estúdio precisa ficar em um local bem localizado, ser bem sinalizado com placas ou letreiros para chamar a atenção das pessoas que passam por lá. Nem sempre quem está pensando em fazer uma tattoo decide antecipadamente – às vezes, segue um impulso mesmo. E é nesse ponto que a fachada é fundamental: ela deve atrair, nunca espantar, sobretudo pelo exagero.

 

5 – Facilidade de acesso

Sabe aquele tempo em que estúdios de tatuagem ficavam em locais de difícil acesso, quase proibidos, frequentados por um público outsider? Esqueça. Essa aura de ‘marginalidade’, há muito, ficou para trás. Tattoos são cada vez mais populares em todas as faixas etárias e classes sociais, ganharam as ruas dos bairros nobres e deixaram de ser ‘coisa de gueto’.

Da mesma forma, os estúdios mudaram de endereço. Se antes eram encontrados apenas em ruelas e locais periféricos, agora esbanjam visibilidade nos bairros e shoppings. Portanto, na hora de escolher o point perfeito, priorize a boa localização e a facilidade de acesso. Pense no garotão que precisa do transporte público para chegar até você, e nos pontos de referência conhecidos, que podem facilitar a vida do cliente. Quanto mais tranquilo – e rápido – for chegar ao seu estúdio, maior o movimento. E o sucesso do seu negócio. Veja outras duas boas dicas:

 

  • Opte por um local de grande tráfego de pessoas e carros, o que ajudará a aumentar a procura por seu estúdio. Se as pessoas conseguirem enxergá-lo de dentro do carro ou quando estão caminhando, a probabilidade de que se lembrem do local e façam uma visita mais tarde é muito maior.
  • Procure conhecer a região antes de decidir. Converse com donos e funcionários de outros estabelecimentos, conheça a cultura local e outros estúdios próximos. Tudo isso é importante para ficar por dentro do potencial da região e conferir se está dentro das suas expectativas.

 

O que diz a Anvisa

Para finalizar este artigo, vamos destacar quatro pontos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige quanto aos locais escolhidos para abrigar estúdios de tattoo. Confira:

 

  • Os gabinetes de tatuagem e de piercing deverão ser dotados de piso revestido de material liso, impermeável e lavável.
  • O ambiente para a realização de tatuagem e de piercing deve ter dimensão mínima de 6 metros quadrados e largura mínima de 2,5 metros lineares.
  • É estritamente proibido fazer funcionar estúdios ou apenas gabinetes de tatuagem e de piercing em sótãos e porões de edificações, assim como em locações insalubres.
  • É preciso adequar o espaço às normas de higiene e segurança, bem como todo o maquinário e equipamentos utilizados no estúdio de tatuagem.
  • Os estúdios de tatuagem devem ter uma recepção, com dimensionamento compatível com a demanda, e uma sala de procedimento para o atendimento individual.
  • Os atendimentos simultâneos em uma mesma sala também são permitidos, desde que seja respeitado o distanciamento de 1 metro entre os procedimentos e resguardando a privacidade do cliente, quando necessário.
  • O estúdio deve possuir uma área ou sala de processamento de artigos, com pia com bancada e água corrente para a limpeza dos materiais, bancada para a desinfecção ou esterilização dos equipamentos e materiais, área específica para guardar os materiais esterilizados e outra área para os materiais que não estão esterilizados.
  • É preciso a instalação de um sistema adequado de proteção contra incêndios, de acordo com a legislação para esse tipo de sistema.
  • Deve-se disponibilizar um espaço com boas condições de iluminação e ventilação, natural ou artificial.
  • Você pode conferir todas as regras e normas impostas pela ANVISA aqui.
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