plasticofilme

Plástico na tatuagem: porque você não deve usar

Os cuidados no pós-tatuagem são muito importantes para garantir um bom resultado. O uso de hidratante, do witch hazel e do protetor solar são necessários para proteger a sua tattoo durante o processo de cicatrização da pele. Porém, um item causa muita controvérsia entre os tatuadores: a necessidade ou não do plástico.

Para muitos tatuadores, o uso do plástico filme é necessário durante os primeiros dias após a pigmentação para proteger a pele de atritos e evitar desconfortos para o tatuado. Outros acreditam que o uso desse item deve ser restrito apenas às primeiras horas.

Então, usar ou não o plástico filme? O nosso artigo de hoje vai tentar esclarecer essa questão. Fique ligado!

Retorno para casa

Assim que o cliente sai do estúdio, ele precisa de um item que proteja a sua nova tattoo do atrito com o ar, que é repleto de bactérias e outros micro-organismos. O plástico filme cumpre exatamente essa função, protegendo a pele recém-tatuada na saída do estúdio, evitando diversos tipos de contaminação.

Durante o transito do estúdio para a sua casa, a tatuagem pode sofrer contaminação pelo ar ou ao roçar na roupa da própria pessoa. A função do plástico é justamente a de proteger a sua tattoo nesse primeiro momento. Porém, ao chegar em casa, acaba a necessidade do uso do plástico filme e ele deve ser retirado o mais breve possível.

Plástico pode ser prejudicial

A pele é um organismo vivo e possui uma função excretora importante. Ela é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas e nocivas ao ser humano. Por esse motivo, ela não foi feita para ser ocluída (tapada) por longos períodos, para não causar qualquer desorganização estrutural na pele. Outra função importante da pele é a respiração. 

Assim, o uso prolongado do plástico filme atrapalha as duas principais funções da pele: excreção de substâncias nocivas e respiração. Além disso, ele evita que as cascas na pele (os famosos cascões) apareçam – o que é prejudicial, pois esse aparecimento é um mecanismo de proteção natural da pele e faz parte do processo de cicatrização.

Outra desvantagem do uso prolongado do plástico filme é que a ele atrapalha a liberdade que a pele precisa para garantir a sua cicatrização. Como dissemos acima, ele também interfere no processo de cicatrização, aumentando os riscos de infecção e de assadura na região tatuada.

O plástico também abafa o local da tatuagem, contribuindo para a produção do suor – que vai ficar em constante contato com a área tatuada. Juntamente com o suor, serão liberadas toxinas nocivas à pele, que podem causar inflamações, irritações e dificultar a cicatrização.

Cuidados pós-tattoo

Manter a região pigmentada sempre limpa e hidratada é importante para garantir uma melhor cicatrização da pele. Existe uma linha de produtos específica para tatuagem, que vai garantir uma maior qualidade ao seu aftercare.

Além disso, evite praias, piscina e academia durante o período de cicatrização, pois estes lugares são extremamente contaminados. A exposição ao sol deve ser evitada, pois ela pode modificar as cores e deixar a tatuagem desbotada. O ideal é usar o protetor solar de amplo espectro UVA/UVB, com a aplicação de uma grossa camada do produto a cada duas horas.

Deixe sua Pergunta ou Comentário: