Tatuagem escrita deve ser especial e única para você
Quando se fala em tatuagem, imediatamente surge na cabeça um desenho, um símbolo, uma imagem irada para marcar o corpo. Só que não. A vontade que bate mesmo é tatuar uma palavra, um trecho de música ou poesia, uma frase que diz tudo. Se a sua ideia é partir para uma tattoo escrita, mas não sabe por onde começar, você está no lugar certo.
Logo de cara, o mais importante é saber que este tipo de tatuagem, até mais que o simples desenho, deve ser especial e único para você. Afinal, símbolos e imagens podem ter múltiplos significados para quem vê. Palavras não. Elas são diretas, de comunicação fácil. É como se você se tornasse um livro aberto.
Uma pitada de história
Usar a escrita para se expressar é uma capacidade relativamente recente na história da humanidade. Por milênios, as informações foram transmitidas por via oral, utilizando ferramentas como canções e histórias, por meio de danças e, claro, desenhos. Nas cavernas da pré-história, ficaram gravados os hábitos e experiências do homem primitivo. As pinturas rupestres foram usadas como forma de expressão muito antes da invenção da escrita.
Uma ideia ou pensamento escrito pode ser usado como prova de que alguma coisa aconteceu. E quer melhor forma de registrar algo importante do que fazendo uma tatuagem? Ela ficará marcada para sempre em sua pele. O tempo vai passar, mas basta olhar para a gravação que a lembrança volta e, com ela, todas as emoções essenciais que você quis eternizar. Como as palavras comunicam mais rapidamente do que as imagens, tenha muito cuidado no momento da escolha.
Visualizar esta foto no Instagram.
O que levar em conta na hora H?
Com tantas opções, como fazer um processo de seleção com pouco risco de errar? A primeira dica, e a mais importante: a palavra ou frase precisa estar relacionada a um pensamento ou sentimento que expresse algo essencial para você. Isso diz respeito a tudo: valores, crenças, sonhos ou vontades. Também vale na hora de optar por uma frase, palavra ou trecho de um livro, filme ou até uma música que marcou a sua vida.
Muitas pessoas preferem fazer tattoos com palavras em vez de desenhos, justamente porque, assim, poderão deixar mais claro o seu significado. Além disso, as tatuagens escritas têm um toque muito estiloso. Se ligue em outra dica importante: a fonte (ou tipo) de letra deve ter a ver com ideia contida na palavra ou frase escolhida. Se você tatuar ‘liberdade’, por exemplo, pense em uma fonte solta, despojada, leve, que passe realmente o conceito da palavra.
Estilos de fontes favoritas
Se a dúvida é grande sobre que fonte de letra fica melhor, temos dicas ótimas. A caligrafia artística favorita dos melhores tatuadores do mundo é a que ficou popularmente conhecida como ‘letra chicana’, muito comum entre os latinos. Não é um modelo encontrado em programas de computador, portanto exige do tatuador muito treino e estudo.
Mas, como nem todo mundo tem preferência por algo tão artístico para trabalhos simples, os experts recomendam fontes que imitam a escrita antiga feita com caneta bico de pena. O resultado na pele fica lindo. E para os mais despojados, que gostam mesmo de papo reto, fontes simples e sem firulas ficam bem legais, além de facilitar a leitura.
Agora, se a dúvida sobre as fontes persiste, você pode fazer testes em alguns sites específicos. Um deles é o Dafont (www.dafont.com/pt), onde você pode checar algumas opções digitando a frase escolhida e visualizando como ficaria com aquela letra. Em geral, tattoos escritas se destacam melhor em tinta preta, mas também pode ganhar visual multicolorido, se você preferir.
Visualizar esta foto no Instagram.
Ideogramas, uma viagem ao oriente
Se a ideia é buscar um visual diferente para a pegada da tattoo escrita, os ideogramas japoneses ou chineses podem ser uma boa pedida. Eles são símbolos que representam palavras, e vêm ganhando cada vez mais popularidade graças à infinidade de significados que podem ter. Com este tipo de tatuagem, é bem difícil encontrar pessoas com o mesmo desenho.
Em geral, quem opta pelos ideogramas escolhe símbolos de fé, amor, esperança, força, paz, amizade, entre outros valores essenciais. Basta marcar o X no que mais têm a ver com sua personalidade. Estilosa e elegante, a escrita oriental por símbolos é sempre uma boa opção de tattoo.
Mas atenção: a grande maioria dos tatuadores não sabe o que significam os ideogramas. É um dos erros mais comuns que ocorrem nos estúdios: o cliente faz uma pesquisa rápida na internet e acha que basta juntar palavras para formar ideogramas. Só percebe que entrou numa barca furada ao encontrar um oriental que vai rir do resultado que marcou a pele. Antes de optar pelo ideograma, o ideal é consultar um professor, um acadêmico, enfim, um especialista no assunto.
Aceita sugestões?
Os tatuadores costumam indicar as partes planas do corpo (costas e costela, por exemplo) como as mais indicadas para fazer tatuagens com frases, por oferecerem um resultado estético melhor. Isso porque as regiões mais articuladas podem distorcer a imagem, dando a impressão de que a tattoo ficou torta. Converse sobre isso com o profissional do estúdio.
Pois é, galera, a tatuagem escrita oferece incontáveis opções, mas exige critério também. E pode ser perigoso fazer algo por impulso. Tatuar o nome do amado ou da amada do momento, por exemplo. Quem garante que será para a vida toda? E daí você acaba na maior furada porque, diferente do caderninho de recordações dos tempos de colégio, apagar uma tattoo é algo muito difícil de fazer. Então, evite arrependimentos.
Confira agora algumas tattoos escritas para se inspirar.
Visualizar esta foto no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.