remoçao_de_tatuagem

Tudo o que você precisa saber sobre remoção de tatuagem a laser

Você fez aquela tatuagem que tanto queria, mas depois de algum tempo algo acontece e você precisa fazer a remoção do desenho em sua pele. Seria essa uma tarefa impossível? Não. Hoje em dia, existem algumas técnicas para fazer a remoção de uma tatuagem. A técnica mais indicada, porém, é a remoção a laser.

Antes de falar sobre essa remoção é preciso não banalizar o problema. Remover uma tatuagem é uma coisa séria e que envolve mais riscos à sua saúde, além de não ser barato. Por isso, é importante pensar muito no que você deseja pigmentar em sua pele antes de procurar um estúdio de tatuagem e evitar fazer uma tattoo de maneira precipitada.

Dito isto, quando se deseja fazer a remoção de uma tatuagem é necessário paciência e tempo disponível para que o tratamento seja satisfatório, pois são necessárias algumas sessões até atingir um resultado final positivo.

Remoção a laser

Antes de se submeter ao procedimento, é importante procurar um médico ou uma clínica especializada em remoção de tatuagem para tirar suas dúvidas sobre o assunto e ficar mais seguro de sua escolha. Faça um orçamento em mais de uma clínica e veja o que outras pessoas falam sobre ela nas redes sociais e em sites de reclamações. Isso vai lhe garantir mais segurança no procedimento.

Por meio do laser, é possível chegar ao clareamento ou remoção completa de uma tatuagem. Isso acontece porque ele fragmenta e destrói o pigmento das tattoos, sendo absorvido pelo sistema imunológico e eliminado pelo sistema linfático de maneira gradual, como se fosse uma molécula estranha ao organismo.

É preciso lembrar, porém, que não é qualquer laser que deve ser usado para a remoção. Ele precisa ter o comprimento de onda adequado para a cor que será removida. Os equipamentos devem ser configurados na intensidade correta e, em seguida, disparados sobre a pele. A atuação da onda de luz vai fragmentar as partículas de tinta em pedaços menores, tornando possível o trabalho dos glóbulos brancos de fagocitar essas partículas.

Como apenas uma parte do pigmento é tratada em cada sessão, então é preciso que o paciente retorne outras vezes para finalizar a remoção. O intervalo entre as sessões é de, no mínimo, 60 dias e a quantidade pode variar de acordo com alguns fatores, como: superficialidade, organismo, cor da pigmentação, tamanho, entre outros. 

Qual o tipo de tatuagem mais difícil de ser removida?

As tatuagens amadoras são as mais fáceis de serem removidas, enquanto as profissionais geralmente apresentam dificuldade, uma vez que possuem traços mais bem definidos e um melhor posicionamento na derme.

Em relação aos tons, as tattoos pretas são mais fáceis de serem removidas, uma vez que o laser consegue identificar e fragmentar o pigmento. Quanto mais próximo ao tom de pele, mais difícil é de realizar a remoção da tatuagem e exige um maior conhecimento do profissional que está realizando o procedimento.

Já as tatuagens acidentais (resíduos de asfaltos que ficam à pele após um acidente ou resíduo de pólvora em decorrência de disparo de arma de fogo), são removidas mais facilmente e, geralmente, após poucas sessões. Já as maquiagens definitivas são mais fáceis de tirar, principalmente quando possuem tonalidades destoantes do tom da pele.

Vamos falar de valores

Como já dissemos, a remoção da tatuagem a laser não é nada barata. O valor, porém, vai depender de fatores como: tamanho da tattoo, as cores, o local onde ela foi pigmentada e, claro, do equipamento que será utilizado pelo profissional para a remoção.

Há algumas clínicas em que você pode encontrar cada sessão do tratamento por um valor de R$ 300, mas ele pode chegar até R$ 2.000. Por isso, cuidado no momento da escolha e pesquise bastante sobre a clínica antes de optar por uma. Lembre-se que é um procedimento que exige cuidado para com sua pele.

Tipos de lasers

Laser Dye Pulse: é muito eficiente na remoção de pigmentos vermelhos, laranjas e amarelos.

Laser Nd YAG Double Pulse: remove muito bem pigmentos vermelhos e tem uma boa atuação com cores amarelas.

Laser ND YAG: ótima atuação para remover pigmentos claros, além de possuir uma boa atuação também em pigmentos azuis e pretos.

Q-Switched Rubi Laser: é muito eficiente em cores escuras, especialmente preto e tons de azul.

Q-Switched Alesandrite: eficiência na remoção de pigmentos verdes, azuis e pretos.

Cuidados antes e depois

Alguns cuidados com sua pele são necessários antes e depois do procedimento de remoção da tatuagem. Para realizar a retirada da tatuagem, a sua pele precisa estar intacta, sem a presença de machucados e sem bronzeamento. É preciso lembrar que será necessária mais de uma sessão para que a remoção seja concluída.

Após a realização do procedimento, uma camada branca vai se formar na área tratada (frosting). Em seguida, a pele vai passar por um tom avermelhado, com o aparecimento de bolinhas de sangue (eritemas).

Quando surgirem os eritemas, a área deve ser coberta com curativos 24 horas, mantendo sempre o local limpo e seco. É importante evitar o contato do local com roupas e mãos sujas. A área não deve ser exposta ao sol durante o período da cicatrização, que dura em torno de 45 dias. O uso de protetor solar deve ser feito durante todo esse período.

Há riscos na remoção da tatuagem?

O procedimento a laser é uma das melhores opções para a remoção da tatuagem. Porém, ele também possui alguns riscos, que podem marcar a pele definitivamente. Conheça alguns desses riscos:

Hiperpigmentação ou hipopigmentação: esse é um efeito colateral onde há uma mudança de pigmentação na área onde o laser foi aplicado. É mais comum em pessoas de pele mais escura. É uma resposta do corpo ao tratamento, que pode produzir muita ou pouca melanina. Normalmente são efeitos temporários e a pele volta ao normal em alguns meses.

Sensibilidade da pele: Ardor, inchaço, sensibilidade e vermelhidão são sintomas comuns durante o período de cicatrização da pele. Nesse período, também há maior risco de infecção. Porém, os sintomas somem à medida que a região cicatriza.

Cicatrizes: Esse é um efeito colateral possível, mas que acontece em pouquíssimos casos. Os cuidados no pós-tratamento são fundamentais para evitar o surgimento de cicatrizes.

Ou seja, mesmo que os efeitos colaterais sejam incomuns ou sumam com o tempo, a decisão de remover uma tatuagem deve ser tomada com cuidado. A melhor maneira de evitar chegar a esse ponto é pensar bastante onde e o que será tatuado em sua pele. Dessa maneira, você evitará arrependimentos no futuro.

Deixe sua Pergunta ou Comentário: