Realismo em preto e branco é tendência em alta nas tattoos
O estilo de tatuagem realista busca reproduzir de maneira bastante fiel a imagem referência na pele do tatuado, resultando em tatuagens impressionantes e que tem sido muito buscado pelo público. Mas se engana quem pensa que esse estilo tem uma fórmula única.
Até mesmo dentro do próprio estilo realista, os profissionais podem se especializar no realismo colorido, realismo fantástico, realismo preto e branco, dentre outras subespecialidades. Em nosso artigo de hoje, vamos focar nas características do realismo preto e branco.
Relembrando o realismo
Nós fizemos recentemente um artigo em nosso blog falando sobre o estilo realismo de uma maneira geral. Apesar de possuir as suas características próprias, o realismo preto e branco também compartilha algumas características com as demais subespecialidades desse estilo.
Talvez a sua principal característica seja a fidelidade para retratar a referência da tatuagem, que pode ser uma estátua, uma pessoa, um animal ou um objeto. Para isso, o tatuador precisa utilizar técnicas de profundidade, cores e sombreamento, fornecendo um aspecto mais próximo do real quanto possível para a tatuagem.
Tendência em alta
As belezas da tatuagem realista preta e branca têm não apenas impressionado o público, como também transformado esse estilo em uma tendência. “Esse é um estilo com tendência em alta, contribuindo para a disseminação inclusive da tatuagem de um modo geral e beneficiando com isso todos os tatuadores”, opina Oliver Art, integrante do Amazon Art Team.
Muitas pessoas buscam esse estilo para tatuarem um rosto em sua pele, geralmente de um familiar querido, mas não se limita apenas a familiares e pessoas amadas. Para além dos rostos, o realismo preto e branco também pode ser usado para retratar aquele pet que você tem carinho, um desenho que você admira ou mesmo um personagem de anime, filme ou uma personalidade famosa.
Uma dica para quem quer adotar esse estilo que é tendência é escolher uma imagem referência de qualidade, tendo o cuidado para garantir que ela não esteja mal iluminada ou fora de foco. Escolher uma imagem que seja já no tamanho do desenho que será feito na pele também vai facilitar bastante o trabalho do tatuador, que não precisará se preocupar com a proporção certa no momento de pigmentar na pele.
Sombreamento
Em se tratando de uma tatuagem em realismo preto e branco, a sua principal característica é o desenho sem traços, com bastante sombreamento e texturas, fazendo uso de contrapontos de luz e sombra por meio de tons sombreados. Essa é a definição do tatuador Oliver Art.
Para o artista, há uma diferença simples que separa esse estilo dos demais. “A principal diferença do realismo preto e branco é a sua textura e o tom realista dado por meio da sombra, enquanto que outros trabalhos possuem os traços e as cores para dar volume ao desenho”, explica o tatuador.
Para fazer esse sombreamento na tatuagem, o profissional precisa trabalhar com o preto, os tons de cinza e o branco. Além disso, os pigmentos devem ser mais finos e suaves, geralmente feitos com uma agulha de 0.8 ou de 0.10 milímetros. Quase todos os trabalhadores que são especialistas em realismo trabalham com esses tipos de agulha mais fina.
A pigmentação também não pode ser muito profunda, senão o pigmento pode engrossar, dificultando a característica de sombreamento do desenho. É muito comum, inclusive, que o tatuador vá pigmentando a região já com o tom certo, sem precisar ficar retornando à região o tempo inteiro para adicionar outro tom.
Escala de valores
Um assunto que todo bom tatuador do realismo preto e branco precisa conhecer é a escala de valores. O que é isso? O valor da cor pode ser definido como o seu grau de luminosidade. Ou seja, quanto mais clara a cor, maior é o seu valor. Esse conhecimento é imprescindível para que o tatuador consiga utilizar os diferentes tons de cinza para dar a característica de sombreamento que o estilo precisa.
“O conhecimento da escala de valores é de extrema importância, pois uma cor tem várias tonalidades e isso vai ajudar a dar o contraste da tattoo”, afirma Oliver Art.
Mas como as duas coisas se relacionam? Bom, nós percebemos as imagens graças às células fotorreceptoras da retina, conhecidas como cones (sensíveis aos comprimentos de ondas vermelho, azul e verde) e bastonetes (reconhecem a luminosidade ou valor de uma cor). Em nossa retina, nós possuímos cerca de seis milhões de cones em cada olho, enquanto que temos aproximadamente 120 milhões de bastonetes.
Devido a essa discrepância entre o número de cones e bastonetes, o ser humano é capaz de perceber uma grande variação de valor das cores, em quantidade muito maior do que de matiz (cor propriamente dita) ou croma (intensidade da cor). Por isso que a preocupação com o valor da cor no momento de pensar a tatuagem é extremamente importante para o resultado final do desenho.
Confira algumas tattoos muito bacanas em realismo preto e branco: