estilo realismo

Realismo na tatuagem: estilo veio para ficar

Cada estilo de tatuagem se destaca por suas características específicas e muitos desenhos podem resultar em artes completamente diferentes quando feitos em diferentes estilos. Porém, um estilo que vem ganhando cada vez mais adeptos e despertando bastante interesse é o realismo.

Para quem ainda não teve contato com o estilo, ele tenta reproduzir de maneira bastante fiel a imagem referência na pele do tatuado. Os resultados são muito impressionantes e tem chamado atenção tanto de tatuadores, que buscam se especializar no realismo, quanto de amantes das tattoos, que desejam um desses desenhos pigmentados em sua pele.

O estilo é relativamente recente, mas apresenta um conteúdo final bastante extenso. No artigo de hoje vamos falar apenas de algumas características principais do realismo. Vamos lá!

 

Surgimento

A principal inspiração para o surgimento do realismo no universo da tatuagem é o movimento realista que se iniciou na França em 1850 e espalhou-se pelo mundo em diversos segmentos da arte, como artes plásticas, literatura e esculturas.

No mundo da tatuagem, porém, o estilo originou-se de pessoas que desejavam reproduzir algum retrato em seu corpo, necessitando que o resultando fosse o mais fiel possível à fotografia de origem. Com o tempo, não apenas retrato de pessoas, mas também de animais passaram a ser reproduzidos na pele.

O estilo, porém, expandiu-se muito desde o seu surgimento. Hoje, muitos clientes buscam o tatuador para que ele elabore um desenho e execute a pigmentação fazendo uso das técnicas realistas. Assim, a gama de possíveis desenhos para serem feitos dentro do estilo cresceu bastante. Dois bons exemplos dessa nova variedade de opções são os braços mecânicos e as tatuagens de esqueleto.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por FERNANDO SOUZA (@fernandosouzatattoo) em

 

Oposição ao old school

Assim, as características do realismo representam uma verdadeira contraposição ao estilo old school. Como assim? Enquanto os desenhos old school são criados com traços simples, as tattoos realistas pedem traços mais complexos e o uso de muita técnica de sombreamento.

 

Uma boa referência

Quando a tatuagem vai se basear em uma imagem referência, o tatuado precisa ter muito cuidado no momento de selecionar a fotografia. Imagens que estejam mal iluminadas ou fora de foco vão dificultar bastante o trabalho do tatuador.

Para facilitar ainda mais para o tatuador, uma dica é optar por uma imagem que seja já no tamanho do desenho que será feito na pele. Assim, o tatuador não precisará ter que encontrar a proporção certa do desenho em relação a imagem referência, pois ela já estará no tamanho da arte final.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Shimizu Tattoo Artist (@fernandoshimizu) em

Mas o que caracteriza uma tatuagem realista?

Talvez a principal característica das tatuagens realistas seja retratar de maneira mais fiel possível uma pessoa, animal ou objeto utilizado como referência. Para isso, são usadas técnicas de profundidade, cores e sombreamento, com o intuito de conferir à tatuagem um aspecto mais próximo quanto possível do real.

Tatuagens feitas nesse estilo costumam possuir uma variedade de traços, muitos detalhes e um uso menor de cores. O sombreado ajuda a conferir um aspecto mais próximo ao real para o resultado final do desenho.

Existem várias vertentes do realismo. Talvez as duas mais comuns sejam: realismo colorido e realismo preto e cinza. O primeiro costuma ser usado bastante em reprodução de rostos de pessoas e de objetos do dia a dia. O realismo preto e cinza também é muito usado para reproduzir rosto de pessoas, porém é bastante requisitado para desenhos de paisagem também.

Quer conhecer mais sobre o estilo realista? Fique ligado porque nas próximas semanas voltaremos a falar sobre o assunto aqui em nosso blog! Veja algumas imagens da tatuagem realista para se inspirar:

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Emir Nunes Tattoo (@emirnunestattoo) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Hctor Valentim Camacho (@hctorvalentim_tattoo) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Cigano HD (@ciganohd) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Catuaba (@rodrigocatuaba) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por •ALAN VICTOR• (@alantatuagens) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Oliver Art (@oliverart) em

Deixe sua Pergunta ou Comentário: