Tattoo nas telonas: conheça 10 filmes sobre tatuagem
Cada vez mais popular entre as pessoas, as tatuagens também estão invadindo as telas de cinema. Quem curte assistir a um bom filme já deve ter presenciado uma história onde um personagem possuía aquela tattoo maneira ou onde os riscos na pele representam alguma coisa relevante para o roteiro.
Em outros casos, é possível encontrar filmes que contem a própria história da tatuagem, apresentando a particularidade dos riscos na pele em cada cultura. Quem é fã mesmo da pigmentação na pele certamente tem interesse em ver o tema sendo representado – direta ou indiretamente – nas telas do cinema.
Por isso, o blog Tudo Sobre Tatuagem separou uma lista de filmes onde o tema aparece, seja como assunto principal da história ou não. Então anota as nossas sugestões e prepara a maratona em casa.
Tattoo Nation
O filme se passa em meio ao sistema prisional americano e aborda o surgimento do estilo black & grey nesse local, com o uso de equipamentos e agulhas improvisados. Dirigido por Eric Schwartz e com roteiro de John Corry e Marc Jabukowicz, o longa mostra como alguns latinos conseguiram exercer um grande impacto no mundo da tatuagem, mesmo estando dentro da prisão.
Tattoo Nation segue a trajetória de três lendas: Charlie Cartwright, Jack Rudy e Freddy Negrete e como eles passaram por um rudimentar procedimento de pigmentação para expressar em sua pele desenhos de traços finos, que retratavam seu modo de vida e os rostos de mulheres e familiares.
Lançado em 2013, o documentário ainda é repleto de entrevistas com outros antigos profissionais respeitados na área, além de famosos tatuados, como Danny Trejo e Travis Barker. O tatuador Corey Miller faz a narração do longa.
O Tatuador
Lançado em 2007, o filme conta a história de um artista que faz tatuagens e acaba se tornando fascinado e obcecado em aprender a técnica de tatuagem das ilhas de Samoa. Porém, o seu desejo desenfreado o coloca em perigo com o misticismo presente na ilha, mesmo lugar onde um espírito acaba por ser solto.
The mark of Cain
No contexto do violento sistema prisional russo, o filme mostra como as tatuagens eram utilizadas para distinguir os níveis hierárquicos entre os detentos e quais eram os significados dos símbolos na pele.
O filme chegou aos cinemas em 2001 e utiliza imagens reais de prisões soviéticas, além de entrevistas com guardas, criminalistas e detentos, para explicar melhor o dia a dia nessas prisões e como as tintas eram feitas e os processos utilizados para fazer as tatuagens.
Para os presos era muito importante fazer as tatuagens dentro da prisão, pois assim conseguiam deixar de ser fuzilados pelos guardas, principalmente quando as imagens pigmentadas eram de rostos de Stalin, Marx ou Lênin e os desenhos feitos na região do peito, local onde geralmente os presos eram atingidos pelo fuzilamento.
Cores
Vamos adicionar um filme brasileiro em nossa lista. Cores chegou aos cinemas em 2013, com a direção de Francisco Garcia. O longa conta a história de três amigos que tentam vencer as dificuldades individuais e coletivas num período de ascensão econômica no Brasil. Luiz divide o seu dia entre três emprego, Luara ganha a vida trabalhando em uma loja de peixes ornamentais e Luca é um tatuador que mora com a avó.
Jun Matsut
Dirigido pelo brasileiro André Ferezini, o longa mostra a história de Jun Matsut no mundo da tatuagem. Descendente de japoneses, Jun é responsável pela criação de tattoos com precisão geométrica e traços singulares, com inspiração principalmente nos desenhos tribais do Brasil, Japão e Samoa. Ele possui clientes famosos como a cantora Rihanna e a atriz Alinne Moraes.
Durante o período em que ficou no Japão (de 1989 a 2007), o tatuador aprendeu a milenar arte de Irezumi – técnica ancestral em que o artista eterniza os desenhos na pele do cliente com uma vara com agulhas.
The Girl with the Dragon Tattoo
Baseado no livro de Stieg Larsson, o filme acompanha a história da investigadora Lisbeth Salander e do jornalista investigativo Mikael Bomkvist por uma menina que está desaparecida há 36 anos. Lisbeth possui como uma de suas características mais marcante a tatuagem de um dragão em suas costas. No Brasil, o filme recebeu o título de Millenium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres.
Latinos à flor da pele
O documentário brasileiro foi lançado em 2013 e faz uma análise dos elementos latinos encontrados nas tatuagens, além de discutir quais são os seus significados. Toda a história é feita com base no relato de tatuadores brasileiros profissionais.
No enredo, os roteiristas buscam fazer uma alerta sobre a transformação da tatuagem em uma simples mercadoria sem essência. Eles relatam que muita gente tem pigmentado sua pele com símbolos e imagens sem sequer saber o seu significado, levando em conta apenas a estética do desenho.
Amnésia
Amnésia é um filme que conta a história de um homem que perde a memória após uma briga com um ladrão que entra em sua casa e assassina sua esposa. Para se lembrar de sua vingança, ele tatua em seu corpo os passos que precisa seguir para encontrar o assassino de sua esposa e fazer justiça com as próprias mãos.
Tatuagem
Lançado em 1981, o filme mostra a crescente obsessão do tatuador Karl Kinsky que conhece a top model Maddy quando é contratado para fazer tatuagens temporárias em um grupo de mulheres para uma sessão de fotos. Com o passar da história, Kinsky decide purificar a modelo através da tatuagem e os dois vivem uma doentia relação.
Moana
Mais recente da nossa lista, a tatuagem na animação da Disney é bastante expressiva na história. Lançado em 2017, a história acompanha a corajosa Moana Waialiki, filha do chefe de uma tribo na Polinésia, vinda de uma longa linhagem de navegadores e que perdeu essa tradição.
Ao descobrir o passado do seu povo, Moana embarca em uma jornada em alto mar para ajudar sua família e os habitantes de sua ilha de uma catástrofe natural eminente. Com a ajuda do lendário semideus Maui, Moana enfrenta criaturas marinhas em mar aberto e descobre antigas histórias do submundo.
O principal representante da tatuagem no longa é o semideus Maui, que possui seu corpo todo tatuado com as suas histórias e façanhas. Isso porque na cultura da Polinésia, as tatuagens contam uma história pessoal de cada tatuado.