aloevera

Use aloe vera na hidratação da tatuagem

São muitas – e famosas – as propriedades medicinais da aloe vera, que vão desde as ações nutritivas e regeneradoras aos efeitos anti-inflamatórios. Mas também há uma características desta planta que a torna uma aliada indispensável dos amantes das tattoos: seu ativo hidratante, de efeito calmante na pele.

Aloe vera é uma espécie de suculenta, aquelas plantas simpáticas que acumulam água e que todo o mundo gosta de cultivar em algum cantinho de casa. Natural do norte da África, é semelhante ao cacto de cor verde, e possui um caule curto ou longo, que pode ir de 60 centímetros a até 2 metros. Esta espécie de planta é usada em diversos produtos para a pele, como loções, cosméticos e pomadas para queimaduras.

 

Mil e um benefícios

O uso de aloe vera em produtos da indústria de cosméticos e também na medicina alternativa tem explicação simples: as mais diversas propriedades da planta. Por dispor de 18 dos 23 aminoácidos necessários ao organismo humano, a aloe vera tem ampla ação nutritiva, estimulando a renovação de células e tecidos. Conta, também, com característica regeneradora, uma vez que contribui para a eliminação de células antigas do corpo, assim como atua na formação de novas.

Mas os dois aspectos mais importantes da aloe vera para o ramo da tatuagem são as ações hidratante e anti-inflamatória. No primeiro caso, o efeito se dá por meio de um gel, que, além de hidratar a pele, também restaura os tecidos danificados. Já a propriedade anti-inflamatória da planta responde pelo combate a inflamações, infecções e queimaduras.

 

Aloe vera: base de muitos produtos

A eficácia da aloe vera chamou a atenção das indústrias de produtos voltados para os profissionais da tatuagem justamente pelas propriedades calmantes, hidratantes e curativas da planta. Por isso, alguns hidratantes para tattoo contam com aloe vera na sua lista de componentes.

A indústria de cosméticos costuma usar a seiva ou outros derivados da planta em produtos para a pele que vão além dos hidratantes, como maquiagem, protetores solares e cremes para barbear.

 

Aloe vera e tattoo combinam?

Todo bom profissional da área sempre alerta sua clientela sobre a necessidade de hidratar a pele antes, durante e depois da tatuagem. A hidratação anterior à execução do trabalho é importante na fase de preparação do local para o procedimento, tornando-o mais eficiente e menos agressivo. Isto também garante que a pele esteja mais firme e macia, o que vai influenciar no resultado final da arte.

Após a tatuagem, a hidratação ajuda no processo de cicatrização, proporcionando maior durabilidade ao desenho. Hidratar também auxilia na regeneração da pele na fase de cicatrização, com a criação de uma película protetora.

Com todos os benefícios para o resultado final, não surpreende que alguns produtos voltados ao mercado de tatuagens sejam fabricados tendo a  aloe vera como um dos componentes.

É o caso do Witch Razel, do Grupo Amazon, e do Tattoo Gel, ambos usados com a função de acalmar, hidratar e proteger a pele. Ambos os produtos devem ser aplicados no decorrer do procedimento da tatuagem.

2 thoughts on “Use aloe vera na hidratação da tatuagem”
  1. maria aparecida lopes - Responder

    Bom saber de todos esses benefícios! Mas passar a babosa (aloe vera) diretamente in natura, na tatoo também é recomendado? Ou o mais indicado é os produtos com as propriedades já extraídas da planta?

    • Renata RM6 - Responder

      Olá, tudo bom?

      No caso da tatuagem não é recomendável passar a planta por dois motivos. Como a tatuagem é uma ferida exposta, pode haver uma contaminação cruzada com algum outro resíduo da planta. Além disso, a pessoa pode ser alérgica a algum outro componente da planta e não ao Aloe Vera em si. O indicado é optar mesmo pelo produto.

Deixe sua Pergunta ou Comentário: